JG participa de Black Friday com promoção

0
1978

Foto: Divulgação

Divulgação
Lojas da região já anunciam descontos

Muitos brasileiros, assim como os lapeanos, já se preparam para as ofertas da Black Friday, que este ano será realizada no dia 24 de novembro. A tradição tem origem nos Estados Unidos e acontece sempre na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças. Existem várias hipóteses sobre a criação do termo “Black Friday”, mas a versão mais aceita aponta que a expressão teria origem com membros da polícia da Filadélfia, na década de 60, que usavam a expressão para definir o caos e trânsito característicos do início da temporada de compras para o Natal. No Brasil, o dia de descontos aconteceu pela primeira vez em 2010, e foi realizado apenas pela internet. Hoje, tanto o comércio tradicional como o online participam da ação, e também foi designada a segunda-feira após a Black Friday como Cyber Monday, com o objetivo de fomentar as vendas pela internet.  Segundo um estudo realizado pela consultoria GFK e Vivo Ads, 69% dos 1500 entrevistados em 9 capitais pretendem aproveitar os descontos da data, e 81% estão dispostos a gastar entre R$ 300 e R$ 1000.

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) tem a expectativa de que as vendas em 2017 cresçam 15% em relação às do ano passado, mas acrescenta que o maior desempenho da ação ainda é pela internet . “O varejo como um todo não terá esse desempenho de 15%, porque a Black Friday ainda é muito restrita à internet e a alguns segmentos do mercado, como o de eletroeletrônicos”, afirma Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

O consumidor também precisa ficar atento e pesquisar antes do dia de promoções para não fazer um mau negócio. Muitas empresas aumentam os preços na véspera e aplicam um desconto que faz o produto ficar com o preço próximo ao original. Para evitar essas situações, o Procon elabora próximo a Black Friday uma lista, que este ano conta com 518 nomes, com empresas que tem um histórico negativo na entidade. A relação das empresas pode ser consultada no site do Procon.

O Jornal da Gente também participa da Black Friday. Serão oferecidos anúncios por preços especiais para os comerciantes que queiram divulgar suas promoções. A edição irá circular na sexta-feira (22), para os clientes aproveitarem as ofertas na data. Interessados podem ligar para os telefones 3874-5539/40 (Lapa/ Vila Romana) e 3874-5536/38 (Vila Leopoldina).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA