Pequenas e grandes mudanças

0
1392

Estamos sempre tão preocupados com os grandes projetos que nos afetam que as coisas menores acabam passando despercebidas, mas isso não quer dizer que elas sejam menos importantes. Para quem passou um longo dia no trabalho ou com tarefas para resolver, faz toda a diferença contar com uma estrutura acolhedora na hora de voltar para casa. Essa semana a nossa regional inaugurou a obra de requalificação da Rua Conrado Moreschi, atrás do Mercado da Lapa. As intervenções foram feitas com o propósito de resolver uma demanda antiga na via prejudicada por alagamentos e vazamento de esgoto, e por onde passam diversas linhas de ônibus. Também foi feita a reforma da calçada, de forma a facilitar o embarque, e colocação de piso tátil para deficientes visuais. A ação beneficiará bastante quem passa por lá.

Vale ressaltar o empenho de diversos órgãos da Prefeitura para realizá-la. Essa cooperação é muito importante para as coisas saírem do papel, e é muito melhor quando a intervenção é definitiva ao invés de temporária. Talvez a gestão iniciada por Doria tenha pecado ao escolher como bandeira as ações de zeladoria. É óbvio que a manutenção da cidade é fundamental, já que ela se torna inabitável quando o básico não é feito. Mas a impressão que fica é que gastava-se uma grande quantidade de energia para realizar mutirões, organizar um pequeno espaço nessa gigantesca São Paulo para, depois de certo período, ser necessário dar atenção para este mesmo local novamente.

É mais compensador buscar formas de viabilizar e garantir os projetos menores do que brigar sobre aqueles que ainda dependem de muitos fatores para virar realidade. A saída da Ceagesp da região, por exemplo, é tratada ora como certa, ora como impossível. É difícil acreditar que, em ano de eleição, qualquer coisa possa ser dada como garantida. E se a discussão do PIU previsto para a Vila Leopoldina, que impacta e é impactado pela questão da Ceagesp, já gera uma discussão bastante polarizada entre os grupos da Lapa, um novo projeto de intervenção urbana pode surgir na região. João Octaviano Neto, durante visita à obra atrás do Mercado, falou que seria oportuno pensar em um projeto de intervenção para requalificar toda a área que envolve o Terminal da Lapa. Isso implicaria em se pensar em uma solução definitiva para a Toca da Onça, a construção da ponte entre Pirituba e Lapa, entre outras demandas.

A combinação de pequenas intervenções pontuais acaba por fim transformando-se em uma grande mudança. Melhorar a cidade é um trabalho de fôlego. Que possamos ver as pequenas melhorias tornarem-se parte de mudanças maiores.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA