Tendal comemora 80 anos neste sábado

0
3233

Foto: Divulgação

Divulgação
Grupo Ôncalo vai apresentar clássicos de Tim Maia

O Tendal da Lapa, projetado e construído em 1938, para ser um entreposto de armazenamento, fiscalização e distribuição de carnes para São Paulo, é hoje uma referência cultural da região que atrai públicos de diversas partes da cidade. Foi oficializado como Casa de Cultura em dezembro de 1992, durante a gestão de Luiza Erundina, e em 2007, foi tombado como Patrimônio Histórico pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) por suas características arquitetônicas e valor histórico.

Hoje o espaço oferece diversas oficinas culturais gratuitas, é utilizado para ensaios, e recebe programações artísticas da Secretaria Municipal de Cultura. “Essa gestão está empenhada nessa reconfiguração, fortalecendo o espaço, que passa por uma reforma importante, tem uma programação elaborada para fomentar as atividades artísticas, formar público e participar ativamente da fruição”, afirma a coordenadora do Tendal Bel Toledo sobre o papel do centro como difusor cultural de São Paulo. Segundo a coordenação, o Tendal atende uma média de 1.240 pessoas por semana.

Para celebrar os 80 anos de construção do espaço, neste sábado (24) serão realizadas diversas atividades no centro cultural e pela região da Lapa. Na programação está a apresentação do Coral da Cidade de São Paulo, às 10h30. Serão realizados três cortejos que passarão pelas ruas da região em direção ao Tendal, do grupo Maracatu Bloco de Pedra, com saída às 11h da Rua Doze de Outubro, do Bloco Afro Ilú Obá De Min, com saída às 11h30 do Mercado Municipal da Lapa, e cortejo do grupo Sampalhaças, às 12h, com saída da Praça Cornélia em direção ao centro cultural. Serão realizadas atividades de recreação infantil das 12h às 16h, apresentação da Trupe Dunavô, às 13h, dos Violeiros do Célio, às 13h45, show da Palhaça Rubra, às 15h, apresentações de dança cigana, às 16h, da Corporação Musical Operária da Lapa, às 16h, do Grupo Raça (dança moderna), às 17h, Samba Roda de Sino, às 18h, esquetes dos grupos históricos do Tendal Parlapatões e Irmãos Sabatinos, às 19h, e encerramento com o baile de samba rock do Grupo Ôncalo que vai apresentar clássicos do Tim Maia. O Tendal da Lapa fica na Rua Guaicurus, 1100.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA