Relações

0
761

Teremos praticamente as mesmas diretorias nos Conselhos Comunitários de Segurança da região pelos próximos dois anos, que serão aclamadas nas reuniões realizadas em abril. Isso é, ao mesmo tempo, bom e ruim. Bom por saber que temos pessoas engajadas na comunidade que, de forma voluntária, dedicam seu tempo e energia para tornar seus respectivos bairros em lugares melhores, tomando para si problemas dos outros e cobrando órgãos públicos. A parte ruim diz respeito ao fato de não ter um número maior de pessoas interessadas em realizar esse trabalho.

Não há dúvidas que uma comunidade unida e organizada, que realiza ações em conjunto, é muito benéfica para aumentar a segurança e ser atendida em suas cobranças. Um exemplo de solidariedade comunitária foi no caso da tentativa de roubo de uma cadelinha, história que você conhecerá mais à frente nesta edição, que felizmente teve um bom desfecho. Unidos, moradores conseguiram espantar os criminosos e encontrar a cachorra que havia fugido. Já a vítima, por sua vez, compartilhou a história para alertar outras pessoas e evitar que a ocorrência se repita na região.

Por falar em evitar, não é garantido dizer que se as ruas fossem mais iluminadas crimes como esse deixariam de ocorrer, mas, certamente, é um fator que contribui para a sua redução. Isso entra na questão da importância da zeladoria. Poda de árvores que encobrem a iluminação pública são pedidos frequentes dos moradores, já que locais escuros são mais propícios para crimes, sejam roubos ou tráfico de drogas. Já fizemos matérias sobre esse tipo de demanda em edições passadas, como no caso das praças Manoel de Figueiredo, na Vila Romana, e Emílio Pasetti, na Vila Leopoldina, e na escadaria da Rua Ibuguaçu, no Parque da Lapa.

Além de iluminação e podas, até um buraco na rua pode ser uma ameaça para a segurança. Um motorista que tiver seu carro danificado e tiver que esperar o guincho ficará exposto à ação de criminosos. Com isso, não surpreende que a maior parte das reclamações nas reuniões dos Consegs estão ligadas ao trânsito e zeladoria.

Essa relação entre cuidados de zeladoria e segurança é evidente, o que reitera a importância dos conselhos que promovem o encontro direto da população com os agentes públicos que podem resolver os problemas. Em uma cidade tão grande e complexa como a nossa, não podemos abrir mão desse canal que pode melhorar o dia a dia no local em que vivemos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA