A cidadania e a solidariedade têm encontro marcado na região. Trata-se da Feira Ação Lapa, iniciativa comunitária, que terá como palco o Parque da Água Branca (Avenida Francisco Matarazzo), no dia 21 de agosto (sábado), das 9h às 17h.
O objetivo do evento é reunir num mesmo espaço de 40 a 60 entidades (ONGs, instituições filantrópicas), que desenvolvem projetos na área social com atuação no âmbito da região da Subprefeitura da Lapa.
A feira contará com apoio de diversas instituições públicas e privadas, entre elas a SPTuris (Prefeitura) que, consultada pelo Conselho das Associações Amigos de Bairro da Região da Lapa (Consabs) levará para o evento parte da infraestrutura necessária como palco e som.
A chamada para a Feira, impressa nos folhetos de divulgação, resume bem o espírito da iniciativa: “Tem muita gente trabalhando para tornar o mundo melhor e a sociedade mais justa. Venha conhecer parte dessa gente”. De fato, o objetivo da feira tem um duplo eixo: divulgar os trabalhos sociais das entidades participantes e favorecer a criação de uma sólida rede de sinergia entre elas.
Dessa forma, o Conselho organizador espera que o mutirão Ação Lapa previsto para o próximo mês de outubro possa contar com ações solidárias e simultâneas de todas as ONGs e instituições filantrópicas que aderirem à Feira Ação Lapa.
O evento no Parque da Água Branca foi preparado ao longo dos últimos seis meses, coordenado por um Conselho Gestor reunindo empresas e entidades comunitárias e corporativas. Coube a cada membro convidar e apadrinhar pelo menos três ONGs/insituições filantrópicas, inserindo-as no contexto da feira. Os expositores são entidades que atuam desenvolvendo trabalhos em diferentes áreas como amparo à educação, responsabilidade ambiental, inclusão social, amparo à infância e juventude, entre outras. O Conselho Gestor da Feira Ação Lapa convida a comunidade para esse grande evento de solidariedade e inclusão, que contará ainda com atividades de música, dança e recreação.