José de Oliveira Jr. Repórter
Oito homens armados de fuzis e metralhadoras roubaram o total de R$ 8.815.978,11 da Transportadora de Valores Rodoban, na noite do dia 10 de maio. Segundo a avaliação da polícia, este foi o maior assalto do Brasil. Eles renderam os 40 seguranças da empresa, sem ferir ninguém. Segundo o delegado-titular da Delegacia Participativa da Lapa, Edson Leal, o impressionante da ação foi a organização da quadrilha, que alugou uma casa ao lado durante um ano para preparar o crime. O bando inclusive, diz o delegado, pagou adiantada a locação do imóvel.
“A vizinhança estranhava o barulho que vinha da casa. Uma mulher dizia que o marido estava fazendo uma reforma”, ressaltou Leal. Os bandidos fizeram um buraco na parede, que dá acesso à laje da sala de monitoramento. Toda a ação dos criminosos foi registrada pelas câmaras. Por causa da organização do crime, Leal suspeita do envolvimento de um ou dois elementos de países latino-americanos, acostumados à prática de guerrilha.
Disque-Denúncia
A ocorrência também está sob responsabilidade da Delegacia de Roubo a Banco do Departamento Estadual de Investigação Criminal (Deic). Quem tiver alguma informação sobre este crime pode ligar para a Delegacia Participativa da Lapa pelo telefone 3864-7445. Qualquer denúncia pode ser feita pelo Disque-Denúncia 0800-156315.