Lapa será abençoada por uma celebração histórica na próxima quarta-feira. Histórica porque seremos agraciados pela memória de José Carlos de Barros Lima, que contará fatos importantes na formação social e religiosa do bairro que completa no dia 12 de outubro 413 anos de existência. Será uma celebração porque se trata de uma solenidade, realizada no interior da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Vila Leopoldina. Este é o primeiro presente para o bairro. Durante todo o mês de outubro, muitas outras atrações especiais, promovidas por mais de 50 entidades, acontecerão para alegria dos lapeanos. A maioria dos eventos é gratuita e aberta para a população.
Enquanto houver festa, o Jornal da Gente-Lapa estará no local para fazer a cobertura completa, para que o leitor não perca um só evento. Semanalmente, serão mostradas todas as atividades que vão agitar a região.
O Baile dos Pioneiros da Lapa quer se firmar como tradição no bairro. Por isso, é um dos destaques dos festejos de outubro. A Sociedade Beneficente União Fraterna vai ficar pequena para abrigar as famílias mais antigas da Lapa, que ajudaram a construir o sonho de uma vida melhor. O evento, que acontece no dia 10, também homenageará as famílias portuguesas, já que os lusitanos foram os primeiros europeus a ocupar esta região.
O Mexa-se Saúde, da Subprefeitura da Lapa, também promete ser uma boa dica para conscientizar as pessoas da importância da prevenção e os cuidados com a saúde. O evento acontece dia 2 de outubro na Universidade Paulista (Unip), uma das entidades participantes da festa de 413 anos do bairro.
O lapeano ainda terá muitos motivos para se divertir com o Baile Anos Dourados, que acontece na próxima sexta-feira, dia 3 de outubro, no Clube Desportivo Municipal City. A festa Anos 60 será animada pela figura tarimbada de Almir Rogério. Arly Cravo também se apresenta para reviver os grandes sucessos de 40 anos atrás.
Outro evento que promete muita diversão para o morador da região é a Festa da Primavera da Lapa de Baixo, na Igreja Cristo Jovem. Além de atividades físicas e de saúde com idosos, a Coordenadoria de Saúde da Subprefeitura da Lapa pretende animar o Largo da Lapa, a partir das 14h de sábado, 4 de outubro. No mesmo dia, o Espaço Cultural Tendal da Lapa promove um concerto com a Orquestra Acadêmica de São Paulo e o Coral da Cidade de São Paulo. O evento, que tem início marcado para as 16h, se destina aos amantes de música erudita.
Por falar em música, a noite é do samba. A Império Lapeano abre a escola para todos verem a conclusão das obras da primeira fase da nova quadra. Haverá o lançamento do Samba Enredo da Escola, que cantará “Lapa, Sonhos e Realidade” nos festejos dos 450 anos de São Paulo, na passarela do Carnaval 2004. Também estará presente o bloco “A Lapa Somos Nóis!”