Região da Lapa, Pompeia e Barra Funda terá polo de entretenimento e gastronomia

0
44

A cidade de São Paulo vai ganhar um novo polo de cultura, gastronomia e turismo localizado em uma grande área que abrange os bairros da Lapa, Pompeia e Barra Funda. O projeto de lei que cria o polo e delimita seu perímetro é de autoria dos vereadores/a Fabio Riva (MDB), Rodrigo Goulart (PSD) e Sonaira Fernandes (PL) e foi sancionado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) na quinta-feira, 15.

O objetivo é incentivar a criação de cursos, festivais, espetáculos e encontros com foco na promoção da cultura local e ao fomento da economia criativa, preservando, ao mesmo tempo, a memória histórica, cultural e turística do território.

Para evitar problemas como barulho e poluição visual e do ar e manter as condições de limpeza urbana, segurança, transporte e controle da ordem urbana, os estabelecimentos existentes na área que se enquadram no perfil do polo deverão obedecer às legislações específicas relativas a política de desenvolvimento urbano e o plano diretor estratégico, do parcelamento, uso e ocupação do solo e do patrimônio histórico.

Mesmo assim, a iniciativa é vista com ressalvas por alguns representantes de entidades de bairro. “Embora o texto pareça interessante por promover a cultura, o lazer e o turismo, envolve ruas e regiões com conflitos no uso do espaço público pelo privado, em prejuízo da população que mora, trabalha ou circula por elas. Cito como exemplo a Rua Palestra Itália e a Avenida Francisco Matarazzo e entorno, ocupadas por torcidas organizadas, bares, empresas administradoras da Arena Allianz Parque e SE Palmeiras sempre que há jogos ou shows”, lembra Jupira Cauhy, integrante do Movimento Água Branca.

A área do polo abrange o perímetro compreendido pela Praça Melvim Jones, Rua Herbart, Rua Nossa Senhora da Lapa, até a Praça prof. José Azevedo Antunes; Rua Clélia, Rua Palestra Itália, Rua Turiassu, Rua Traipu (do nº 337 até o seu início), Rua Lavradio, Avenida Pacaembu (o lado par entre a Rua Lavradio e a Praça David Raw), Avenida Mario de Andrade (da Praça David Raw até a Avenida Francisco Matarazzo), Avenida Francisco Matarazzo, Rua Carlos Vicari e Rua Guaicurus.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA