Renata De Grande Repórter
Cuidar de espaços públicos não é algo fora do alcance da população. Para mostrar que isto é possível, moradores da Lapa se organizam em mutirões para embelezar praças, calçadões e vie-las. Um exemplo é o escadão entre as ruas Ibuguaçu e Bergson, localizadas atrás do velório do Cemitério da Lapa.
A iniciativa partiu de Sandra Viana Silvestre, que se sentia constrangida com o estado do local. “Fiquei com vergonha de morar numa rua, que tinha um escadão conhecido pela sujeira, um verdadeiro depósito de lixo. No feriado de Finados, em novembro de 2003, resolvi chamar a atenção dos vizinhos para o problema, e formar um grupo para adotar o espaço público”, explica.
Passados seis meses, o aspecto do lugar mudou. Para Sandra, vários moradores se sensibilizaram e colaboram. “Os muros da passagem foram pintados pelas crianças. No jardim, foram plantadas flores de Holambra, adquiridas graças a um vizinho. Também ganhamos três bancos da Subprefeitura da Lapa”, afirma a dona-de-casa, lembrando ainda o apoio essencial dos policiais militares e dos coletores de lixo.
Hoje, os moradores que fazem a manutenção diária do local reivindicam a troca da iluminação do escadão e dois bancos. “Queremos cuidar do lugar. Para isso, esperemos contar com a Subprefeitura, mostrando que o nosso exemplo pode ser seguido”, conclui.
Outro exemplo de cidadania é do jardineiro Reginaldo Gomes de Lima, de 29 anos, ex-morador da Rua Catão. Ele começou a cuidar por conta própria da Praça Manoel de Figueiredo, localizada em frente à Catão. “Há quatro anos, cuido da praça. No início, alguns moradores me ajudaram na compra das mudas, mas hoje poucos colaboram. Faço o meu trabalho pelo simples prazer de mexer com a terra”, explica Reginaldo, que atualmente mora na Freguesia do Ó, deslocando-se uma vez por mês para a manutenção de praças. Além disso, o jardineiro cuida de outras duas, localizadas nas ruas Sepetiba e Costa Borgato.
Reginaldo garante não querer parar de investir na carreira de jardineiro. “Já fiz um curso de jardinagem. Pretendo fazer outro de paisagismo para aprimorar meu trabalho”, finaliza. Quem quiser colaborar ou contratar os serviços do jardineiro Reginaldo, pode contatá-lo pelo telefone 3978-5632.