Escola da região recebe palestra de Fátima Freire

0
3650

Foto: Divulgação

Divulgação
Fátima Freire realiza palestra para educadores

A escola Fazarte, localizada no bairro Bela Aliança desde 1980, reativou presencialmente neste mês o Centro de Estudos da Escola Fazarte (CEEF), que tem como objetivo contribuir para o processo de formação contínua dos educadores através da socialização das diferentes práticas pedagógicas e reflexão sobre vários temas da educação e áreas do conhecimento. Para a reinauguração, a unidade de ensino recebeu uma palestra de Fátima Freire, educadora, pedagoga e integrante do Conselho do Instituto Paulo Freire. Participaram do evento 20 educadores convidados.

Um dos pontos abordados por Fátima Freire foi a importância da presença. “Todos nós, enquanto educadores, se acreditamos que a educação é para transformar o outro, precisamos estar de fato presentes em sala de aula para contribuir com o processo de nossos alunos”, afirmou. “É preciso refletir sobre isso porque dependendo do jeito que estou educando, estou ajudando-os a serem sujeito ou objeto. O espaço de sala de aula é sagrado e quando fecho a porta posso contribuir para formar um nível de conscientização maior ou o contrário disso”, completou.

Maria Auxiliadora, fundadora e diretora da Fazarte falou do papel das escolas como espaço de liberdade para os estudantes se expressarem. “É preciso construir um vínculo pedagógico que permita que os alunos falem o que pensam. Quando assumimos uma postura dialógica, transmitimos aos alunos a mensagem de que eles são ‘seres falantes’, ‘seres pensantes’ e isso é importantíssimo em sua formação como indivíduo”, disse.
Com as restrições da pandemia e as aulas online que geraram muitos impactos no processo de desenvolvimento cognitivo e social, outro tema do encontro foi como buscar um maior equilíbrio entre a tecnologia e o relacional na educação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA