A Lapa está completando 413 anos e, para comemorar a data, a comissão organizadora dos festejos programou uma série de atividades para todo o mês de outubro. Na última terça-feira, dia 1º de outubro, aconteceu a abertura das festividades, com a “Celebração à Família e à História da Lapa”, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Leopoldina.
Celebrado pelo monsenhor Tarcísio Justino Loro, o evento contou com a presença de quase mil pessoas, representando mais de 50 famílias tradicionais da Lapa e também a comunidade local. Membros de entidades e associações do bairro estiveram presentes na cerimônia, que contou com a participação da Corporação Musical Operária da Lapa.
A Igreja Nossa Senhora de Fátima estava lotada quando o monsenhor Tarcísio iniciou a celebração. As crianças da catequese entraram na igreja, seguidas pelo banner, com a imagem de Nossa Senhora da Lapa, que durante toda a celebração ficou no altar. O monsenhor destacou a importância do evento e das festividades de comemoração do aniversário do bairro.
O presidente do Conselho da Sociedade Amigos de Bairro da Região da Lapa (Consabs), José Benedito Morelli, o Boneli, falou sobre a escolha da Paróquia Nossa Senhora de Fátima para a celebração que marca o início dos festejos. “Queríamos um local acolhedor para reunir nossas famílias e nenhum lugar é melhor do que a casa de Deus”, afirmou. Boneli agradeceu às famílias tradicionais, que ajudaram a criar sua história.
Morador do bairro, o ex-presidente da Cia. City, Lerivaldo Marcos, contou um pouco da história dos inícios dos bairros de Bela Aliança e City Lapa.
O professor José Carlos de Barros Lima contou uma breve História da Lapa e o motivo da mudança na data de fundação do bairro, mostrando fotos antigas. “Muitos devem estar nestas imagens, que estão à disposição da comunidade”, observou. Ele agradeceu às famílias que colaboraram com o resgate da história do bairro e convidou outras a participarem dos festejos.
O subprefeito Adaucto José Durigan falou da alegria de participar dos eventos comemorativos ao aniversário da Lapa, destacando que, neste ano, serão 30 dias de atividades. “Este é o terceiro ano que estamos na Subprefeitura. No primeiro ano, fizemos um dia de festa. No segundo ano, comemoramos durante uma semana. Agora, mais ousados, planejamos um mês de festa”, afirmou.
As famílias tradicionais foram homenageadas na figura de Rosa Ferreira, de 105 anos de idade, que ganhou flores. Em seguida, todas as famílias receberam como lembrança uma foto da imagem de Nossa Senhora da Lapa, com sua história. O monsenhor Tarcísio abençoou as famílias e encerrou a celebração.