Compreensão de todos

0
1166

Acabaram todos os eventos que compunham os festejos de 413 anos da Lapa. Sem dúvida, foi a maior festa de todos os tempos. Nada mais justo brindar com muita alegria o bairro que amamos. Pela primeira vez, mais de 40 entidades e a administração pública se uniram pelo ideal de mostrar o que há de melhor na Lapa: a sua gente. Os lapeanos comemoraram como nunca o aniversário neste mês de outubro. Todos colaboraram para uma bonita festa.
Entretanto, queremos chamar a atenção num ponto. Mais do que um grande evento, os 413 anos do bairro significam um momento de reflexão. A Lapa precisa de diversas melhorias para se tornar o melhor lugar do mundo para se viver. Não se trata apenas de uma cobrança às autoridades, mas também um aviso para que os moradores também façam a sua parte.
Um bom exemplo aconteceu na última terça-feira. Em comemoração ao aniversário, foi realizado na Unidade II do Colégio Santo Ivo o Ciclo de Formação da Agenda 21 – Rede da Lapa, uma iniciativa da Subprefeitura da Lapa e o Instituto 5 Elementos. Intitulado “Coleta Seletiva Solidária”, o debate se concentrou no problema do lixo na cidade e principalmente no bairro.
Os resíduos sólidos recicláveis precisam ser retirados dos aterros sanitários o mais rápido possível porque estes locais estão condenados. A Central de Triagem de Vila Leopoldina, organizada pela CooperAção, a cooperativa de recicladores que atua na Região Oeste, é uma alternativa para aliviar os “lixões”. Além do mais, como explica um de seus coordenadores, Wilson Pereira, 43 pessoas conseguem ganhar, em média, R$ 250,00 mensais na venda de alumínio, papel, vidro e plástico para a indústria reutilizar o material.
As vantagens da reciclagem são inúmeras, mas sem a ajuda da população toda esta iniciativa se torna inútil. Por isso, os moradores devem separar o lixo sólido do orgânico e depois depositar os materiais recicláveis no coletor único verde, espalhado por São Paulo. Infelizmente, falta ainda muita informação. Aí que entra o papel da educação ambiental.
No evento, pudemos assistir a uma peça teatral interpretada pelos alunos do Colégio Santo Ivo que orientaram os presentes sobre a importância da limpeza, da coleta seletiva e da reciclagem do lixo. A iniciativa da instituição de ensino é louvável porque as crianças são agentes multiplicadores de informação e suas opiniões interferem no comportamento dos adultos, da família e da comunidade.
Além da desinformação existe um problema mais complicado. Dois empecilhos preocupam. O primeiro seria o descaso de uma ou de todas as partes envolvidas neste processo, cabendo, portanto, a cobrança por novas atitudes. Outro problema é a perspectiva de se “partidarizar” a questão, causando um desconforto principalmente em um período eleitoral. Para que a reciclagem dê certo, é necessária a compreensão de todos os envolvidos – ou um bom trabalho cairá em descaso.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA