Comunidade quer bolsão na City Lapa

0
712

José de Oliveira Jr. Repórter

Os moradores das imediações das ruas Duarte da Costa, Saldanha da Gama, Aliados, Tomé de Souza e Mercedes estiveram reunidos com os técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) na última terça-feira, dia 13 de abril, para debater as possíveis modificações no trânsito da região. Eles propuseram medidas para melhorar o trânsito no bairro, tornando o ambiente típico de uma Zona Exclusivamente Residencial (ZER – antiga Z1).
A comunidade pretende reduzir o volume de carros que circulam por esta região. Segundo eles, as ruas são utilizadas como rota de fuga, por serem vias mais rápidas do que as principais avenidas da City Lapa, com muitos semáforos e trânsito pesado.
Para dar maior força às suas propostas, os moradores querem ingressar com Ações Civis Públicas contra a Companhia de Engenharia de Tráfego e a Subprefeitura da Lapa, caso não se implantem as medidas amigavelmente em no máximo 30 dias.
Como sugestão, a comunidade quer formar uma espécie de “bolsão”, fechando ruas nas divisas com os “corredores”, como na Brigadeiro Gavião Peixoto, Pio XI, Barão da Passagem e Belmonte, além das Praças Oswaldo Zanine, Virgem da Lapa e Doutor José Elias. O objetivo é que o bolsão preserve o conceito original do loteamento da City Lapa, como ZER.
Os reclamantes querem a instalação de obstáculos (lombadas ou tachões transversais) a exemplo do que já existe nos “corredores” das ruas Passo da Pátria, Barão da Passagem, Andrade Neves, Tomé de Souza e parte da Aliados. Também exigem velocidade máxima de 30 quilômetros por hora em todas as ruas compreendidas por este “bolsão”, inclusive a Rua Duarte da Costa.
A comunidade quer a instalação imediata de rotatórias em todos os cruzamentos perigosos: entre as ruas Mercedes e Tomé de Souza; ruas Mercedes e Saldanha da Gama; no entroncamento da Rua dos Aliados com a Duarte da Costa.
Nas ruas com tráfego mais intenso, a proposta é criar uma mão-única contrafluxo, principalmente nas ruas Aliados, Duarte da Costa, Saldanha da Gama e Tomé de Souza. Os moradores ainda querem que a CET oriente e eduque os motoristas.
A representante da CET, Lili Bornsztein, disse que dará uma resposta aos moradores no dia 26 de abril (segunda-feira), na reunião do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg-Lapa), que será no Colégio Mauro de Oliveira, localizado na Rua Pedro Soares de Almeida, 134.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA