RENATA DE GRANDE REPÓRTER
O Conselho Comunitário de Segurança da Vila Leopoldina (Conseg-Leopoldina), inativo desde do dia 1º de junho por falta de reuniões regulares nos últimos quatro meses anteriores, será reativado. Esta decisão foi anunciada na quarta-feira, dia 3 de agosto, num encontro promovido pelo 4º Batalhão de Policia Militar Metropolitano (4ºBPM/M), no Buffet Yano, na presença do Delegado Titular do 91º Distrito Policial, de João Carlos Morelli Morena, do capitão da 2ª Cia/PM, Marcos De Nicolo e Silva, do comandante interino do 2º BPM/M, major Luiz Eduardo Pesce de Arruda e de Alexandre Marcondes Terra, da coorde- nadoria estadual dos Consegs, além de diversas autoridades e lideranças comunitárias.
De acordo com Terra, os membros natos, o delegado Morelli e o capitão Silva, nos termos do artigo 6º do regulamento, serão os responsáveis pela reativação do Conseg-Leopoldina, indicando uma nova diretoria com mandato até 31 de maio de 2006, quando ocorrerão as eleições para o período bienal 2006 -2008.
A reunião contou ainda com uma apresentação realizada pelo comandante Arruda sobre a legislação, estrutura e atuação dos Consegs. De acordo com o Arruda, atualmente existem cerca de 786 Conselhos; 86 só na capital.
O comandante também abordou a questão dos diversos segmentos da sociedade em que o Conselho pode atuar. “Desde problemas de natureza social, como menores abandonados, moradores de rua, até os de infra-estrutura básica, como por exemplo buracos em vias públicas, falta de telefones públicos, terrenos baldios, má iluminação, imóveis abandonados, entre outros. Os Consegs atuam como um vetor de integração entre lideranças de diferentes segmentos sócio-econômicos de uma comunidade”, afirmou Arruda, ressaltando a importância da participação e da parceria de toda a comunidade no Conselho, auxiliando a Polícia a estabelecer prioridades no atendimento à população e trabalhando na prevenção de crimes. Ao término da reunião, todos foram convidados a participar da expansão do quadro de associados do Conseg Vila Leopoldina, bastando procurar a 2ª Cia do 4º BPM/M, na Rua Passo da Pátria, 1601, Vila Leopoldina. Informações pelo telefone 3836-8996 e 3836-7856 ou www.polmil.sp.gov.br/quartobatalhao.