Debate sobre transporte no Fórum Lapeano

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Reunidos na Casa do Advogado da Lapa na última quarta-feira, os membros do Fórum Lapeano da Cidadania trataram do problema de transporte e da passarela na região, que vai ligar a Lapa com a parte baixa do bairro. O presidente do movimento, Mário Hermelino Ferreira, começou os trabalhos, fazendo uma homenagem a Marcos Milani, do Cartório da Lapa, morto no dia 6 de setembro, e a Sérgio Vieira de Melo, falecido há um mês, vítima do ataque terrorista no Iraque.
Em seguida, o deputado estadual Emídio de Souza falou do problema de reservar os recursos orçamentários na Assembléia Legislativa para conseguir construir uma estação que unifique as linhas A e B da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), cujo projeto funcional prevê uma passagem da Lapa com a Lapa de Baixo.
“Não é possível captar verbas de um orçamento estadual da ordem de R$ 54,5 bilhões, sem a pressão popular. Sozinho, não consigo reservar esse dinheiro para a estação com a passarela”, conclama o primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, que pede maior mobilização da comunidade.
O representante da CPTM presente no Fórum Lapeano, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, disse que demorou dois anos para concretizar o projeto funcional da Estação Unificada da Lapa e que as verbas estão reservadas no Plano Plurianual do Estado de São Paulo para os anos 2004 até 2007. “Acredito que até 2010 conseguiríamos construir esta estação, mas é preciso sensibilizar as autoridades para antecipar os recursos do orçamento estadual para contar com o projeto executivo, licitação e iniciar a obra já em 2004”, afirmou o gerente de projetos de transporte da CPTM.
O subprefeito da Lapa, Adaucto José Durigan, disse que o ideal seria a construção da estação, já que uniria os dois bairros e não necessitaria gastar recursos para construir uma passarela, que poderia se tornar um “elefante branco”, sem utilidade para o pedestre. “Com a abertura de uma estação semelhante ao da Barra Funda, não seria preciso uma passagem por cima, pois a passarela teria de ter seis metros de altura por causa da fiação de alta tensão dos trens, o que poderia inibir seu uso pelo transeunte”, disse.
O presidente do Fórum Lapeano disse ao subprefeito que entregará um documento para a prefeita Marta Suplicy no dia 5 de outubro, data da inauguração do Terminal de Ônibus na Praça Miguel Dell’Erba. Este documento solicita a construção da passarela ainda neste ano. A comunidade também reclamou da passagem subterrânea menor, afirmando que o túnel é muito perigoso e que deveria ser fechado.
Durigan respondeu que pretende reformar a passagem de nível para dar acesso a deficientes físicos e demais melhorias, mas se comprometeu a convidar um engenheiro da Subprefeitura da Lapa para uma outra reunião do Fórum, com o intuito de esclarecer os detalhes da obra.

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