Lapa perde a educadora Jacyra Guzzo

0
4179

A comunidade lapeana despediu-se da professora Jacyra Guzzo do Carmo Curado que faleceu, no sábado, 28 de junho. Diretora do Colégio e das Faculdades Integradas “Campos Salles”, ela era uma das mais atuantes educadoras paulistanas.
Filha de Augusto Guzzo e de Adelina, Jacyra nasceu no dia 9 de junho de 1932 na Rua Doze de Outubro onde a família residia e também funcionava a Escola de Comércio Campos Salles, fundada pelo seu pai em 1924.
Nascida e criada dentro de uma escola, sua vocação de educadora a conduziu para a Escola Normal Caetano de Campos onde concluiu o Magistério. Seu maior orgulho era ser professora. Graduou-se em Pedagogia e colocou seu conhecimento a serviço da comunidade.
Jacyra formulou objetivos, selecionou conteúdos, elaborou metodologia própria e produziu pioneiros materiais didáticos de apoio, chamando para interdisciplinaridade já nos idos da década de 50. Pessoa de fé, catequizava seus alunos, proporcionando acessibilidade às crianças que desvendavam os textos bíblicos a partir de analogias com o cotidiano. Apaixonada pela educação básica, a educadora dava atenção especial aos alunos do Ensino Fundamental que ela chamava carinhosamente de “primarinho”.
A implantação da segunda unidade do Colégio, conhecida como Chácara “Campos Salles”, na Vila Iório, em 1969, foi fruto de sua criatividade.
Com o pai Augusto e o irmão Mário batalhou para atender às necessidades educacionais do bairro. Lutando pelo desenvolvimento das Faculdades, fundadas em 1971, onde eram oferecidos inicialmente os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia, à professora Jacyra a Lapa deve a implantação, de 2000 para cá, dos cursos de Comércio Exterior, Ciências Econômicas, Sistemas de Informação, Habilitações em Educação Especial e Educação Infantil e Direito.
Jacyra deixa os filhos Carlos Augusto, Urbano Carlos e Cristina Isabel, também educadores.
O bairro da Lapa, os funcionários, alunos e ex-alunos da instituição reverenciam sua memória, certos de que Jacyra partiu com a mesma certeza manifestada pelo apóstolo Paulo em sua carta a Timóteo: “Combati o bom combate, terminei a minha corrida, conservei a fé. Agora só me resta a coroa da justiça que o Senhor, justo Juiz, me entregará naquele Dia”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA