Moradores pedem o fim da Usina em OP

0
665

José de Oliveira Jr. Repórter

A reunião do Orçamento Participativo (OP) na Vila Leopoldina foi palco de inúmeras reivindicações da comunidade do bairro. O encontro aconteceu na terça-feira, dia 30 de abril, na Igreja Nossa Senhora de Fátima. Entre as propostas, se destaca a desativação definitiva da Usina de Compostagem, que causa transtornos aos moradores e malefício ao meio ambiente. No entanto, a Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Limpurb), responsável pelo gerenciamento da usina, embora reconheça o problema, promete o fechamento da compostagem de lixo de Vila Leopoldina apenas para 2009.
Outras propostas na reunião de OP foi a criação de uma Casa de Cultura perto da Ceagesp; ampliação do atendimento no Pronto-Socorro da Lapa (criando uma espécie de policlínica); cinema gratuito para filmes serem exibidos na rua; criação de uma biblioteca na região; transporte gratuito para estudantes de cursos profissionalizantes; cercamento do piscinão no Jardim Humaitá; aumento do número de vagas em creches para crianças de zero a oito anos; reaproveitamento da água da chuva (piscinões e minas da região) para lavagem e irrigação; instalação de semáforo para pedestres nos dois lados da Ponte dos Remédios e também na Rua Paulo Franco; fechamento de um dos acessos às ruas do City Lapa, permitindo apenas o trânsito local; colocação de uma faixa para estacionamento de peruas escolares na Escola Dilermano Dias dos Santos; e fechamento dos prostíbulos na Avenida Imperatriz Leopoldina.
Segundo o subprefeito Adaucto José Durigan, todas as sugestões da população serão encaminhadas para análise. Como neste encontro de OP só houve o comparecimento de 16 cadastrados, não foi permitida a inscrição de candidatos. Pelas regras do Orçamento Participativo, só é possível a candidatura a cada 20 membros.
No entanto, existe a possibilidade de se inscrever representantes de grupos minoritários da sociedade civil (como jovens, mulheres, homossexuais, idosos, deficientes etc.). Neste caso, houve a inscrição de apenas uma candidata pelo segmento de idosos. A líder comunitária do Conjunto Habitacional Madeirite, Maria de Lourdes Souza Pereira, recebeu 12 votos e será a única representante de Vila Leopoldina nas reuniões de OP.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA