Novo Fórum reduz processos na Lapa

0
700

A partir de segunda-feira o Fórum Regional da Lapa deverá registrar uma queda no volume de atendimento com o início do funcionamento do novo Fórum Regional de Nossa Senhora do Ó (Tomás Ramos Jordão, 101), inaugurado na última terça-feira, 26, pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Celso Luiz Limongi, na Freguesia do Ó.
Com o início das operações da nova unidade judiciária, estima-se uma redução de 45% do movimento processual do Fórum da Lapa, que em abril deste ano recebeu 1.161 novos processos cíveis e 867 de Família. A previsão foi feita pelo desembargador Limongi e confirmada pelo juiz diretor do Fórum lapeano, Carlos Roberto de Souza.
Segundo o magistrado, com a inauguração do Fórum de Nossa Senhora do Ó, com três Varas Cíveis e uma de Família e Sucessões, além de dois cartórios e uma Central de Atendimento, a Lapa, que tem cerca de 69 mil processos, terá uma diminuição no ingresso de ações, reduzindo o tempo de tramitação desses processos, de dois anos para quatro ou oito meses. “Com uma distribuição menor, a Lapa vai dar vazão aos processos além de oferecer uma melhor condição de trabalho aos funcionários”, explica o juiz.

Agilidade

Para a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subsecção Lapa (OAB-Lapa), Helena Maria Diniz, a instalação do novo fórum é uma conquista importante. “É o Fórum do Futuro, totalmente digitalizado, e será um dos mais ágeis, onde o advogado não precisa mais comparecer ao cartório. Ele digita a senha no seu computador e tem acesso ao processo. Com a inauguração, a Lapa diminui o contingente para menos da metade”, prevê Helena Maria.
A solenidade de inauguração da terça-feira contou com a presença do governador José Serra e do prefeito Gilberto Kassab. Também prestigiram o evento, o presidente da OAB-SP, Flávio D’Urso, o deputado Estadual Celino Cardoso, o vereador Claudinho e e representantes de entidades lapeanas e de outras regiões da cidade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA