O Lapeano da Guaicurus

0
863

Nascido na Rua Guaicurus em 1913, o operário aposentado Cesare Turra acompanhou cada passo da construção do prédio da Sociedade Beneficente União Fraterna – que completou recentemente 78 anos. Turra morava numa chácara e conheceu como ninguém as mudanças arquitetônicas e urbanísticas da Lapa. Sua família de Rovigo (norte da Itália) foi uma das primeiras a morar num bairro ainda dominado pela rua de terra.
A história uniu o lapeano à União Fraterna também pelo casamento. Turra se casou com Elda Turra Catalani em 1939. “Meu sogro, Atilio Catani, disse que eu só poderia casar com sua filha se eu me tornasse sócio da União Fraterna, o que para mim, foi um imenso prazer porque sempre gostei de dançar”, relembra o entusiasmado “pé de valsa”, que não largou de uma de suas 10 netas, Mariana Turra Pontes, durante toda a festa de aniversário da União Fraterna, ocorrida no sábado passado. Turra é o associado mais antigo da entidade. Segundo João Mantovani Filho, o presidente da Sociedade, o sogro de Turra deve ter imposto esta condição para que a sua família tivesse assistência social e médica de qualidade, já que a União Fraterna era uma das poucas entidades a contarem com este tipo de auxílio para o trabalhador na época.
A cerimônia de casamento também foi muito curiosa. Foi celebrada na Igreja Nossa Senhora da Lapa no dia 12 de outubro (aniversário do bairro) e contou com um coral paulistano do Theatro Municipal, comandado pelo tenor Assis Pacheco. Turra está casado com Elda há 64 anos, mesmo período em que é sócio da União Fraterna.
Turra trabalhou em importantes unidades fabris da região. Foi operário da Fábrica de Louças Santa Catarina. Também foi um dos membros do quadro de funcionários da Fábrica Martinelli e na Laminação Nacional de Metais. Aposentou-se em 1972, depois de 42 anos e meio de trabalho. Já viajou para Espanha, Portugal e Itália. Mas nos últimos tempos, o que Turra mais gosta de fazer é dançar no baile da Sociedade. Quem quiser conhecer o dançarino mais antigo da União Fraterna pode ligar para o telefone 3873-9526, ou conhecer seu imenso salão na Rua Guaicurus, 27.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA