JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER
A inspetoria regional da Lapa da Guarda Civil Metropolitana (GCM), localizada na Rua Constança, necessita de uma reforma para abrigar adequadamente seus 96 efetivos. No dia 5 de junho, foram liberados R$ 32 mil para restaurarem o azulejo e o piso dos banheiros. A reforma começou na semana passada. A verba não é suficiente para outras melhorias, como pintar, consertar telhas e o forro, além de trocar a pia da cozinha e os vasos sanitários. Também são necessários móveis para compor o prédio.
No local, existe ainda muito mau cheiro por causa do sistema de esgoto, vindo da Subprefeitura da Lapa, que fica ao lado da unidade da GCM. Por ficar próximo à linha do trem, com pedras e terra, o posto atrai uma grande quantidade de escorpiões peçonhentos.
A presidenta do Conselho Comunitário de Segurança do bairro (Conseg-Lapa), Maria Vargas, disse que o ideal era que os guardas se transferissem para outro local. Ela vai solicitar providências junto ao secretário Municipal de Segurança Urbana, Benedito Mariano, para saber o que a comunidade pode fazer para ajudar a inspetoria da Lapa.