Os profissionais que ajudam os usuários das piscinas do Serviço Social da Indústria da Vila Leopoldina (Sesi Leopoldina) estão aptos a lidar com eventuais acidentes sofridos por adultos e crianças. A diretora do Sesi Vila Leopoldina, Leni Arlete Bertolla, afirma que todos os guarda-vidas receberam cursos de reciclagem para poder atuar na unidade.
A equipe, formada por quatro guarda-vidas, cuida para que o Programa Acidente Zero (PAZ) seja cumprido à risca. Esta iniciativa visa proporcionar uma melhor qualidade de vida num ambiente saudável e seguro. O intuito é de orientar os centros de lazer e esportes do Sesi à aquisição e manutenção de equipamentos de segurança, treinamento para guarda-vidas e sensibilização de funcionários e usuários. O PAZ também pode ser implantado nas empresas.
Neste verão, onde a piscina chega a abrigar até duas mil pessoas no final de semana, a prevenção é aliada da segurança para que nada aconteça. Leni orienta ser importante que os usuários da piscina sigam uma rotina de prevenção. Todos devem saber que a alimentação exagerada não combina com água; o sol em excesso é prejudicial à saúde; nunca mergulhar no raso; como a água é condutora de energia, na ocorrência de relâmpagos, o usuário deve deixar a piscina imediatamente em época de chuva. Além dessas dicas, sempre é bom lembrar que não se pode descuidar das crianças em nenhum minuto. Inclusive o PAZ prevê a formação das guardas-mirins para prevenir acidentes.
Explode Verão
“Depois de seguir estas normas, o melhor é aproveitar o Explode Verão no Sesi”, conclama Leni a todos os moradores que queiram conhecer as dependências da unidade na Vila Leopoldina. Nesta época do ano, existe uma programação repleta de atividades para renovar as forças.
Em novembro, foi realizada a corrida infantil e a caminhada. Também estão programadas atividades como gincana, tema teste, enigma e muitos mais para a garotada. Neste mês, haverá festas de final do ano para as empresas interessadas.
A piscina também ficará aberta para receber o público, preferencialmente os trabalhadores da indústria, mas moradores da região também podem usufruir do espaço, bastando apenas entrar em contato com o Sesi Vila Leopoldina, localizado na Rua Carlos Weber, 835. Telefone 3833-1066.