O roubo de veículos teve uma sensível queda em julho, segundo dados do Infocrim apresentados pelo comandante da 1ª Cia da Polícia Militar, Marcelo Gonzales Marques.
De acordo com o capitão, foram 42 ocorrências em junho contra 32 em julho. “Já os furtos subiram de 132 para 141“, informou ele.
Para o delegado do 7º DP, Lupércio Dimov, a redução no número de roubos é um reflexo do trabalho conjunto entre os policiais da PM e Civil no combate aos ladrões. “Nos estamos a menos de 40 dias aqui e já prendemos ladrões que agiam na área de Pinheiros, Leopoldina e Lapa. Um deles foi Nilson Aparecido Guimarães Martins que foi preso no dia 17 de julho, na William Speers quando tentada roubar um Voyage. Nilson tem várias passagens pela polícia e já havia sido condenado por roubo em 1992”, declarou o delegado.
O roubo de veículos fez várias vitimas na região, entre elas o morador da rua Mário e físico nuclear, George Lucki, que foi morto a tiros por ladrões que tentavam levar o carro de sua filha, estacionado em frente de sua casa, em 11 de maio.
O diretor da Ordem dos Advogados do Brasil da Lapa, Mário Ferreira, teve seu Uno-2000 furtado na rua Saldanha Marinho (próximo a Pio XI) em frente a ACSP-Distrital Lapa, enquanto participava de uma reunião no último dia 8, às 19h30, na sede da entidade.
Segundo o chefe dos investigadores do 7º DP, Giuseppe Ronsini, em junho os locais preferidos dos bandidos para os furtos foram as ruas: Barão do Bananal (8%), Marcelina(6,5%) e Aurélia (3,7%) seguidas da Cerro Corá e Pio XI (com cerca de 1%). Ronsini explica que os veículos populares são os mais procurados pelos bandidos. “Os carros da linha Volkswagem ainda são os preferidos pelos ladrões”, afirma o policial.
Seguro
O gerente de produto da Liberty Seguros, José Nunes, explica que existem preferências pelos populares como o Gol e pelos com melhor performace como o Golf.
Ele revela que a freqüência de furto e roubo de uma determinada marca faz com que o valor do seguro fique mais elevado. Mas o preço também irá depender do perfil de quem dirige o automóvel, como idade e se a pessoa expõe mais o veículo a riscos.