Duas peças do consagrado dramaturgo tcheco Václav Havel ganham destaque na programação cultural do Sesi da Vila Leopoldina. Trata-se do projeto Repertório Havel, composto pelos espetáculos A Audiência e Vernissage. “Optamos por uma montagem simultânea desses dois importantes textos, ambos de grande teor de crítica social, política e comportamental”, explica a teatróloga e diretora das peças, Soledad Yunge . “As duas se complementam e traçam para o espectador um panorama das relações humanas, de forma exagerada e absurda”. De acordo com Yunge, a decisão de encenar Vernissage surgiu de forma natural, juntamente com o desejo de remontar A Audiência – texto que cumpriu elogiada carreira numa primeira montagem sob sua direção, no ano de 2000, época em que Havel ocupava a presidência da República Tcheca.
Havel foi diversas vezes detido, processado e preso após o fim da Primavera de Praga, em 1968. O dramaturgo chegou a amargar cinco anos de detenção e teve os trabalhos censurados. Em 1989, foi líder da denominada Revolução de Veludo (pelo processo não violento da mudança) e, com a queda do regime comunista, tornou-se presidente eleito da Tchecoslováquia. Em 1993, com a secessão do antigo país, foi eleito presidente da República Tcheca.
Repertório Havel – A Audiência e Vernissage
Sesi Vila Leopoldina. Rua Carlos Weber, 835. De 18/08 a 9/10 – de quinta-feira a sábado, às 20 horas; domingo, às 19 horas. Entrada franca (o ingresso deve ser retirado com uma hora de antecedência).
Informações: 3832-1066