ROSANE NEVES REPÓRTER
Antônio Ermírio de Moraes Filho é o novo presidente da Associação dos Amigos da Estação Especial da Lapa. Ele tomou posse em cerimônia na Casa das Caldeiras, na última segunda-feira, dia 2 de fevereiro. O evento contou com a presença da primeira-dama e presidenta do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Maria Lúcia Alckmin, mantenedora da Estação Especial da Lapa, e de Vera Lúcia Alves, que assumiu a direção da Estação em julho do ano passado.
A nova diretoria da Associação pretende entrar em contato com a iniciativa privada para apoiar projetos da Estação Especial da Lapa, entidade que auxilia pessoas com necessidades especiais. Tanto a Associação quanto a direção da Estação pretendem realizar um trabalho conjunto para melhorar e ampliar cada vez mais as atividades oferecidas aos assistidos.
Vera Lúcia, que já está há oito meses à frente da entidade, organizando e administrando as ações em prol dos deficientes, pretende continuar os programas já realizados e criar novas atividades, implantando cursos profissionalizantes e oficinas culturais aos deficientes. Já no final do ano passado, a nova diretoria administrativa implantou um novo programa, a Escola de Pais, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das famílias dos assistidos, através de palestras, cursos e grupos psicoterápicos. Toda esta ação se concentra no debate das dificuldades vivenciadas pelas famílias e pelas pessoas com necessidades especiais no cotidiano, além de temas de interesse geral.
A diretora da Estação explica que o local tem os equipamentos necessários para uma boa qualidade de vida. Tudo é adaptado para atender aos portadores de todos tipos de deficiência. “Aqui se consegue trabalhar com as diferenças de uma forma muito natural, dando a possibilidade das pessoas desenvolverem seu potencial”, destaca, acrescentando que o objetivo principal é fazer com que elas consigam se inserir na sociedade de maneira útil.
Fundada em 1990 em uma antiga estação de trem na Rua Guaicurus, com cinco mil metros quadrados de área, a Estação Especial da Lapa parece um clube, com piscina coberta, quadra poliesportiva, sala de ginástica, local para caminhada e cooper, espaços culturais, cursos profissionalizantes, informática, cursos educativos, atividades de esporte adaptado, auditório e refeitório – entre outros espaços adaptados para receber pessoas portadoras de deficiência. Há também a atividade de vida diária, como a equoterapia, realizada no Parque da Água Branca.
As matrículas para os cursos, que começam em março, já estão abertas. A Estação Especial da Lapa fica na Rua Guaicurus, 1274, Lapa. Telefone 3873-6760.