Vacinação contra a gripe começa segunda

0
774

Foto:

Debora Maria de Oliveira, do PAM da Lapa

RENATA DE GRANDE REPÓRTER

Na próxima segunda-feira, dia 25 de abril, é dado início à sexta edição da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que vai até o dia 6 de maio, em todas as unidades básicas de saúde. Na ocasião, os idosos acima de 60 anos receberão a vacina contra o vírus influenza, causador da gripe, e terão a oportunidade de atualizar o cartão de vacinação nas doses contra tétano, difteria e febre amarela.
De acordo com a chefe de enfermagem do Posto de Atendimento Médico da Lapa (PAM), Debora Maria de Oliveira, o bairro da Lapa é um dos que menos tiveram cobertura no ano passado. “Foram vacinados no total 61,75% , ou seja, de 47 mil idosos, apenas 29 mil estão dentro desta cobertura. É uma taxa baixa, portanto precisamos conscientizar a população acima de 60 anos que é preciso se prevenir”, alerta a chefe de enfermagem, ressaltando que os idosos hospitalizados e residentes em casa de repouso também receberão a vacina contra infecções pneumocócicas.
A forma e a gravidade da gripe variam muito. Seus principais sintomas são febre, calafrios e mal-estar generalizado, freqüentes nos primeiros dias. A rinite e a faringite também podem ocorrer. Segundo Debora quando os sintomas iniciais diminuem, aparecem problemas respiratórios, como dor de garganta, tosse seca, coriza e congestão nasal. “A gripe é curada espontaneamente em cerca de uma semana. Os pacientes idosos mantêm, em geral, a infecção por semanas e podem apresentar complicações. As mais freqüentes são a pneumonia bacteriana, a pneumonia viral primária e o agravamento de doenças crônicas pré-existentes.”, explica a chefe de enfermagem do PAM, que estará vacinando apenas no sábado, dia 30 de abril, das 8 às 17h. O PAM fica na Rua Roma, 466.

Unidade Básica de Saúde Vila Romana
Rua Vespasiano, 679. Telefone 3672-0911

Unidade de Saúde da Família Parque Lapa
Rua Bergson, 52. Telefone 3836-8029

Posto de Saúde da Vila Ipojuca
Rua Paumari, 53. Telefone 3021-14927

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA