Voto de confiança

0
900

Todos que estiveram presentes na última reunião do Conselho Comunitário de Segurança da Lapa (Conseg-Lapa), no dia 26 de maio, pôde perceber que a entidade necessita de mais participação da comunidade. As reclamações justas que a nova direção do Conseg recebeu são a prova de que esta importante entidade tem legitimidade e desempenha um papel fundamental na resolução dos problemas do bairro – não somente na área de segurança.
Embora seus novos membros sejam conhecidos há muito tempo pelos freqüentadores da entidade, o Conseg, agora liderado pela presidenta Maria Sanches de Vargas, exercerá uma função central e inovadora nas demandas reprimidas da comunidade lapeana até o final de sua gestão, em maio de 2005. Alerto o leitor para que preste muita atenção na matéria publicada nesta edição sobre o Conseg, já que somos o único veículo de comunicação que tem feito a cobertura de todos os encontros desta entidade.
O ex-presidente e agora diretor de Assuntos Comunitários do Conseg-Lapa, Mario Hermelino Ferreira, fez um pronunciamento se referindo aos feitos e às dificuldades, desde que assumiu em setembro de 2000. Ele agradeceu a todos que ajudaram a manter a entidade viva nesses quase três anos. Mas lamentou aqueles que comparecem ao conselho somente para resolver problemas particulares que, depois de resolvidos, nunca mais aparecerem para acompanhar outras questões da comunidade. Lamentou também o oportunismo de certas pessoas que querem usar o conselho para se beneficiar politicamente, sem nenhum comprometimento coletivo local.
Em todo o Estado de São Paulo, são 780 Consegs instalados, segundo dados do coordenador destas entidades, Pierre Alexandre de Freitas, que prestigiou a posse de Maria Vargas na Associação Comercial de São Paulo – Distrital Lapa na última segunda-feira. O objetivo principal desses conselhos, criados na gestão do governador André Franco Montoro, em 1985, é unir esforços das Polícias Civil e Militar, com a ampla participação da comunidade. Freitas afirmou que “a violência no Estado tem sido controlada porque São Paulo possui a melhor polícia do Brasil”. Além disso, “a comunidade paulista é a mais atuante no País no que diz respeito à segurança pública”.
Por todas essas informações relatadas acima, queremos fazer um apelo aos nossos leitores. Participe do Conselho Comunitário de Segurança de seu bairro. Compareça às reuniões mensais, que acontecem religiosamente todas as últimas segundas-feiras. Mesmo que você não tenha problemas, saiba que existe um canal para a sociedade reivindicar. O Conseg precisa de gente séria e bem-intencionada disposta a colaborar. Por parte do Jornal da Gente, o apoio ao Conseg será total, cumprindo o papel de imprensa local – informar o bairro sobre o que está acontecendo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA