Das 1276 queixas que chegaram à
Ouvidoria, 203 dizem respeito a demandas não atendidas pelas
Subprefeituras Butantã (119) e Lapa (84), que ocupam as duas primeiras
posições no ranking de volume de solicitações encaminhadas. Se somarmos
as 63 queixas vindas da Sub Pinheiro, chegaremos a 266 reclamações, o
equivalente a 20,84% do total de pedidos filtrados pela Ouvidoria.
No que se refere à Sub Lapa, foram registrados 41 reclamações sobre
serviços de jardinagem não atendidos; seis em relação a lixo não
recolhido e seis sobre construções irregulares. “O restante das
reclamações em relação a serviços da alçada da Subprefeitura da Lapa
são bastante pulverizados”, explica a chefe de gabinete da Ouvidoria, a
lapeana Lumena Sampaio.
Para atender a mais de 4500 protocolos represados, a Sub Lapa conta com
três equipes contratadas. No espaço de 30 dias, o número máximo de
serviços executados pode chegar a 720. Ou seja em um ano podem ser
executadas 8640 podas e/ou remoções. Isso significa que para zerar o
total acumulado seria necessário que as três equipes trabalhassem
durante sete meses sem que, nesse período, entrassem novos pedidos.
Alteração do sistema de poda
O coordenador de Finanças da Sub Lapa, Carlos Fernandes, explica que
está em estudo uma nova modalidade de contratação de equipes. “O
contrato seria por empreitada. Ou seja, a empresa teria que, num
determinado período, cobrir a poda e remoção de árvores num certo
perímetro definido. Assim, a dinâmica de execução melhoraria, pois o
contrato exige o cumprimento de uma meta específica”, explica
Fernandes.
Dados recentes apontam que uma vistoria da Subprefeitura da Lapa e
Secretaria do Verde e Meio Ambiente identificou, em área restrita do
Distrito de Perdizes, cerca de 1200 árvores com necessidade de poda ou
remoção.