Câmara recebe propostas orçamentárias

0
803

Foto:

Comunidade, vereadores e o subprefeito na reunião

A comunidade compareceu à Audiência Pública Regional Oeste da Câmara Municipal de São Paulo realizada sábado, 6, no Espaço Cultural Tendal da Lapa, ao lado da Suprefeitura da Lapa. Lideranças e representantes de entidades apresentaram propostas de emendas orçamentárias para as áreas das Subprefeituras da Lapa, Butantã e Pinheiros. A plenária regional foi presidida pelo vereador e presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara Municipal, Ricardo Tripoli, que dividiu a mesa diretora com outros dois parlamentares da comissão: Donato e Eliseu Gabriel.
A representante do Mover (Movimento de Oposição à Verticalização Caótica e pela Preservação do Patrimônio da Lapa e Região) e conselheira Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cades), Ros Mari Zenha, encaminhou emendas para elaboração de Planos de Bairro para a Vila Romana. A solicitação foi feita com base no crescimento vertical desordenado, que tem comprometido a sustentabilidade e a qualidade de vida dos moradores. “O Estatuto da Cidade prevê a concepção e implantação de Planos de Bairro para identificação, em escala e com participação da sociedade civil, dos problemas e posterior ocupação com critérios que atenda aos pressupostos de sustentabilidade”, disse Ros Mari ao anunciar o pedido de R$ 300 mil para elaboração do Plano de Bairro. Além disso, o documento protocolado por ela pede recursos para elaboração da Carta Geotécnica do perímetro urbano da Subprefeitura da Lapa.
Das subprefeituras incluídas na audiência, apenas a da Lapa contou com a presença do subprefeito. Os demais enviaram representantes. “A participação da comunidade para formação do orçamento da cidade de São Paulo é importante. Um aspecto interessante e positivo é que a população tem a clareza das coisas pequenas do cotidiano (entulho, árvore e calçada), mas também tem a sabedoria de discutir questões de infraestrutura, como drenagem, viaduto, iluminação, que a gente acha que só grandes pensadores e engenheiros têm essa capacidade de compreensão”, analisa o subprefeito Carlos Fernandes.
A presidente o Conseg Lapa, Cleide Coutinho, e membros do Núcleo de Ação Local da Lapa de Baixo estavam entre os inscritos na audiência do Orçamento 2011. Na opinião de Tripoli, a reunião foi boa. “Acho que a população apresentou várias reclamações, mas muitas delas não eram do orçamento. Vou sentar com o subprefeito e ver, de fato, se é má administração ou falta de recursos para depois ver o que a gente consegue colocar no orçamento”, conclui Tripoli.

Verbas para Subprefeituras
As verbas para as subprefeituras serão avaliadas em Audiência Pública da Câmara Municipal de São Paulo no próximo dia 16 (das 9h às 16h), as emendas sobre saúde no dia 17 (das 9h às 13h), no dia 18 será debatida a questão orçamentária para Serviços e Infraestrutura Urbana (das 9h às 13h) e dia19 os assuntos ligados à política habitacional. Uma Audiência Pública Geral finaliza o debate da sociedade com o Legislativo sobre a questão orçamentária para 2011, dia 14 de dezembro, das 9h às 11h, na Câmara Municipal.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA