Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram que em outubro o número de veículos furtados na região diminuiu em relação a setembro. Na área de cobertura do 7º Distrito Policial (Lapa, Lapa de Baixo, Romana, Ipojuca, parte da Pompeia e parte da City) foram 105 ocorrências em outubro contra 140 do mês anterior. Na região do 23º DP a queda foi menor: 91 contra 97. Na região do 91º DP (Leopoldina,Hamburguesa, Parque da Lapa e parte da City) a queda também foi pequena: 58 furtos em outubro contra 63 registrados em setembro.
No acumulado do ano (janeiro-outubro), a região do 7º DP apresenta 1.312 veículos furtados, o maior índice de toda a capital. A seguir aparece a área do 23º DP com um total de 1.074 registros de furtos de veículos.
A queda nos índices é fruto de um intenso trabalho da Polícia Militar e da Polícia Civil. O comandante do 4º Batalhão da PM, coronel Armando Reis Filho ressalta as ações policiais e lembra que os índices de furtos acompanhados mensalmente requerem cuidados na hora da observação e análise. “Em determinado mês houve um grande evento numa casa noturna da Leopoldina sem que o estabelecimento se preparasse adequadamente para tanto no tocante à segurança particular. Naquela noite, vários carros foram furtados em poucas horas, o que alterou sensivelmente as estatísticas mensais, dando a impressão de descontrole na segurança pública, o que não era verdade”, disse Reis.