A cidade de São Paulo passa por uma verdadeira revolução no investimento em infraestrutura. E isso só foi possível por conta do ousado programa de metas proposto pelo Prefeito e o alinhamento com os programas federais. Em todos os cantos da cidade há uma intervenção para atender as demandas históricas.
Podemos afirmar que o enfrentamento dos dois principais problemas da cidade está equacionado do ponto de vista orçamentário para as ações previstas até 2016: o Governo Federal aportou R$ 4,2 bilhões para obras de mobilidade e R$ 2,9 bilhões para drenagem.
A região da Lapa/Pompéia está recebendo uma parte desses recursos para as obras do corredor de ônibus Inajar de Souza (que inclui a Marquês de São Vicente até o Centro). São 14 km que contam com a implementação de concreto altamente resistente, asfalto novo, modernos abrigos, novas iluminação, sinalização e paisagismo.
Outra importante obra é a implantação das galerias dos córregos Sumaré e Água Preta. Trata-se de um problema histórico, incompatível com a centralidade econômica e importância que a região vem ganhando com os investimentos recentes. É uma obra que exige solução de engenharia de grande complexidade, devido às interferências geológicas e de outras concessionárias, como a CPTM e Sabesp. O prazo de entrega da obra é final de agosto de 2015, mas o desafio é tentar antecipar o cronograma e reduzir o impacto das chuvas ainda este ano.
Roberto Garibe é Secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e presidente da SPObras