Estamos vivendo um momento decisivo na história da cidade de São Paulo e em especial para a subprefeitura da Lapa: a hora de decidir, através da Lei de Zoneamento, como será a cidade que queremos para as próximas décadas. É a hora de ousarmos sonhar com uma cidade mais justa e sustentável, na qual conseguimos melhorar a qualidade de vida, gerar empregos de mais qualidade mais próximos do local de moradia, com equipamentos e serviços públicos com localização, tamanho e qualidade.
Este debate tem importância especial para os distritos da Subprefeitura da Lapa porque é uma das regiões aonde está prevista uma transformação de larga escala. Parte desta mudança já foi delineada no Plano Diretor e na Operação Urbana Consorciada Água Branca. Outras já começaram a ser discutidas, como os projetos do Arco-Tietê e a transferência da área da Ceagesp para outro local – e consequente necessidade de um novo projeto para a área ocupada. Mas é a Lei de Zoneamento que dará forma a esta transformação que as outras leis planejaram, e é ela que tem o impacto mais direto ao incentivar ou reprimir o que pode ser feito em cada quadra da cidade.
Esta transformação será tão melhor quanto mais a sociedade da região se organizar, debater, tentar buscar consensos e lutar para conseguir construir um território equilibrado, viável, sustentável. Minha proposta e meu convite é trabalhar juntos para desenhar um território no qual possamos nos sentir cidadãos desde o primeiro momento, dando o poder de decisão à sociedade.
José Police Neto é vereador pelo PSD-SP e autor dos livros ‘São Paulo nasce nos Bairros’, ‘Plano de Bairro – No limite de seu bairro, uma experiência sem limites’ e ‘Perus em Transformação’