Nem a chuva que caiu na tarde de segunda-feira impediu a comunidade de participar da reunião sobre o futuro da Praça Nova Lapa. A discussão que seria na área verde acabou transferida para uma sala da UBS Parque da Lapa. Moradores do entorno da Nova Lapa, conselheiros da Unidade Básica de Saúde Parque da Lapa, PAVS e o gerente da UBS, Cleber Reatti, participaram da reunião.
O objetivo do encontro foi de envolver a comunidade no processo de formação de um projeto para a nova fase de mudança da praça. O local quase virou ecoponto, mas com a intervenção da comunidade se transformou em praça. “A Praça Nova Lapa tinha uma edificação de um vestiário onde morava o senhor Flávio, de 76 anos, que recusou ofertas para seu encaminhamento aos serviços de assistência social. Ele morou na praça por 17 anos, até que foi morto na no local”, conta a conselheira da UBS Alexandra Swerts. Segundo ela, as pessoas tinham conhecimento que a praça era utilizada por usuários de drogas que ameaçavam Flávio com frequencia. “O senhor Flávio chegou a fazer boletins de ocorrência no 91º DP, relatando roubo de sua pensão, do cartão de banco e violência por parte destes usuários. A Subprefeitura derrubou a casa e agora trabalha na limpeza da area para que a praça possa ser reconstruída”, disse ela.“O pessoal está engajado em manter a praça”, afirmou o morador da região, Sandro Mérida Domingues, que é assessor do vereador José Police Neto (PSD) que destinou uma emenda de R$ 50 mil para reforma da area. A subprefeitura aguarda a liberação da emenda pela Secretaria de Relações Governamentais.
A conselheira Alexandra informa que uma nova reunião está marcada para a próxima quarta-feira (13) às 16h, na Praça Nova Lapa, aberta a todos interessados em participar da discussão.