Está confirmado: a edição deste ano do Arraiá da Lapa está cancelada. A comissão organizadora, liderada pelo Conselho das Associações de Amigos de Bairro da Região da Lapa (Consabs), comunicou oficialmente, nesta semana, que o tradicional evento beneficente que reúne a comunidade da Região, não será realizado neste ano novamente. Será a segunda vez seguida que a festa julina não acontecerá. A Copa do Mundo e as eleições foram as justificativas da Secretaria Municipal do Esporte cancelar o evento no ano passado.
Este ano, as razões para a não realização mudaram. “As novas taxas cobradas, com base no decreto 55.823/14 de dezembro de 2014, do prefeito Fernando Haddad, para uso do espaço público (a cobrança é de R$ 100 a R$ 150 por dia, para cada barraca) e as negativas da SPTuris em colaborar no fornecimento de estruturas de palco e som tornaram seu custo inviável para a comunidade, direcionando assim para seu cancelamento”, afirma Zenon Alves, presidente do Consabs.
Uma das mais esperadas festas da região também não conseguiu apoio da iniciativa privada, em parte devido à crise que o país passa. Na última edição, realizada em 2013, o Arraiá da Lapa reuniu mais de 3.500 pessoas, nos dias 20 e 21 de julho. O evento contou ainda com 22 barracas de alimentação e 19 de artesanato, além de diversas atrações musicais, entre elas, a Orquestra Sanfônica.