Muitos brasileiros, assim como os lapeanos, já se preparam para as ofertas da Black Friday, que este ano será realizada no dia 24 de novembro. A tradição tem origem nos Estados Unidos e acontece sempre na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças. Existem várias hipóteses sobre a criação do termo “Black Friday”, mas a versão mais aceita aponta que a expressão teria origem com membros da polícia da Filadélfia, na década de 60, que usavam a expressão para definir o caos e trânsito característicos do início da temporada de compras para o Natal. No Brasil, o dia de descontos aconteceu pela primeira vez em 2010, e foi realizado apenas pela internet. Hoje, tanto o comércio tradicional como o online participam da ação, e também foi designada a segunda-feira após a Black Friday como Cyber Monday, com o objetivo de fomentar as vendas pela internet. Segundo um estudo realizado pela consultoria GFK e Vivo Ads, 69% dos 1500 entrevistados em 9 capitais pretendem aproveitar os descontos da data, e 81% estão dispostos a gastar entre R$ 300 e R$ 1000.
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) tem a expectativa de que as vendas em 2017 cresçam 15% em relação às do ano passado, mas acrescenta que o maior desempenho da ação ainda é pela internet . “O varejo como um todo não terá esse desempenho de 15%, porque a Black Friday ainda é muito restrita à internet e a alguns segmentos do mercado, como o de eletroeletrônicos”, afirma Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
O consumidor também precisa ficar atento e pesquisar antes do dia de promoções para não fazer um mau negócio. Muitas empresas aumentam os preços na véspera e aplicam um desconto que faz o produto ficar com o preço próximo ao original. Para evitar essas situações, o Procon elabora próximo a Black Friday uma lista, que este ano conta com 518 nomes, com empresas que tem um histórico negativo na entidade. A relação das empresas pode ser consultada no site do Procon.
O Jornal da Gente também participa da Black Friday. Serão oferecidos anúncios por preços especiais para os comerciantes que queiram divulgar suas promoções. A edição irá circular na sexta-feira (22), para os clientes aproveitarem as ofertas na data. Interessados podem ligar para os telefones 3874-5539/40 (Lapa/ Vila Romana) e 3874-5536/38 (Vila Leopoldina).