A reunião do Fórum Social Leopoldina, realizada na segunda-feira (21), discutiu o andamento do PIU Vila Leopoldina/Villa-Lobos. O projeto final será apresentado em uma audiência pública na Igreja Batista Palavra Viva, ainda sem data definida, para depois ser enviado à Câmara Municipal. Ainda serão aceitas contribuições da população até o dia 31 de janeiro, na consulta pública que está disponível no site Gestão Urbana. (https://participe.gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/#/vila-leopoldina-projeto-de-lei).
Com a presença de moradores das comunidades do entorno da Ceagesp, membros do Fórum explicaram como será o leilão para a realização do projeto, que ocorrerá em duas hastas públicas, com mecanismos que garantirão que as obras não sejam interrompidas pela metade ou que não sejam cumpridas as obrigações sociais previstas.
Foram discutidos os equipamentos que serão construídos nas áreas de intervenção, como o Caps AD III (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas), com funcionamento 24 horas e leitos, além de um centro de capacitação audiovisual, já que a Vila Leopoldina é um polo com diversas produtoras. Foi mencionada a necessidade de agendar uma reunião com representantes de todas as secretarias envolvidas no projeto. César Inoue, supervisor de saúde da região Lapa/Pinheiros, afirma que, independente do PIU, a Leopoldina vai receber um Caps AD III, e que já está em negociação o imóvel que irá abrigar o equipamento. Os funcionários também já foram contratados e estão fazendo treinamento em outros Caps da cidade.
Carlos Alexandre Beraldo, representante da Associação de Moradores do Ceasa, contou que em uma reunião com a Votorantim, foi informado que a empresa dará suporte pelo período de cinco anos aos moradores, até eles se acostumarem ao formato de vida em condomínio. Ele também falou da importância da comunidade participar da audiência pública. Dulcinéa Pastrello, do Instituto Rogacionista, sugeriu que os moradores se mobilizem para iniciar uma tratativa com o poder público para formar o conselho de ZEIS do território. A próxima reunião do Fórum Social Leopoldina está prevista para acontecer no dia 25 de fevereiro.