População deve aproveitar o momento para realizar biometria

0
1590

Foto: Divulgação

Divulgação
Cartório da 250ª Zona Eleitoral realiza plantão de biometria neste sábado (15)

Dos 165.063 eleitores da 250ª Zona Eleitoral da Lapa, metade ainda não realizou o cadastro biométrico. Luci Taveira, chefe do cartório, explica que o momento é ideal para realizar o cadastro. “Em breve a biometria será obrigatória em São Paulo. A partir de agora e até maio de 2020 os cartórios eleitorais estão em uma situação favorável, sem muito movimento, então é o momento ideal para o eleitor nos procurar, agendar seu horário e colher sua biometria. Após maio, o cadastro fecha para a realização das eleições que ocorrem em outubro de 2020. Encerrada a eleição, o cadastro reabre no início de novembro e já vai ser com obrigatoriedade. Nesse momento a procura será muito grande e o eleitor poderá encontrar grandes dificuldades para conseguir um horário de atendimento. O melhor seria procurar a justiça eleitoral nesse momento, entre junho de 2019 e maio de 2020, enquanto os cartórios ainda estão com boa capacidade de atendimento. O eleitor vai encontrar horários com facilidade e ser atendido rapidamente, em 15 ou 20 minutos. Quem fizer agora vai ter muito mais tranquilidade para cumprir sua obrigação como cidadão sem perder muito tempo”, afirma.

Neste sábado (15), quem quiser pode aproveitar o plantão de biometria que será realizado das 8h às 13h. O cartório fica na Rua Monteiro de Melo, 610, e para realizar o cadastro é preciso levar um documento com foto, comprovante de residência e, se possível, o título de eleitor.

Após a realização do cadastro, o eleitor poderá fazer o download do aplicativo e-título que conterá todas as suas informações. Com isso, é possível levar apenas o celular quando for votar.

O cadastro poderá ser realizado entre junho e maio do ano que vem, preferencialmente com a realização de agendamento pelo site do TRE, mas quem for até a 250ª Zona Eleitoral será atendido.

A biometria é um método de identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas, com o objetivo de prevenir fraudes e tornar as eleições ainda mais seguras. São Paulo é o maior colégio eleitoral do País, com 33 milhões de eleitores, o que corresponde a 22,4% de todos os eleitores brasileiros. Dentre os 478 municípios onde a biometria é obrigatória ainda este ano, 236 ainda não atingiram a marca de 50% de eleitores cadastrados.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA