Quem passa pela altura do número 909 na Rua Passo da Pátria, em frente à movimentada Praça Adroaldo Barbosa Lima, talvez não note um discreto portão ao lado de um prédio. Mas ao chegar perto é possível ver o único trecho aberto de um córrego canalizado. Na água é possível ver pequenos peixes e girinos. A Sabesp identifica o curso de água como Córrego Leopoldina e pretende aproveitar o mês, já que em 22 de março se comemora o Dia Mundial da Água, para fazer uma ação de conscientização no local. “É importante conscientizar as pessoas para que evitem descartar lixo nos córregos, como bitucas de cigarro e plásticos. Implantamos uma rede coletora para garantir que o esgoto não caia no córrego, mas precisamos que a população também colabore”, afirmou Carlos Hashish, assessor da Sabesp.
Segundo Hashish, atualmente todas as ações da Sabesp têm um viés de conscientização ambiental e os efeitos podem ser contabilizados. “Na última campanha que fizemos sobre desperdício de água, tivemos uma redução de 30% do consumo em toda a cidade”, diz.
A Sabesp é responsável por 75 praças adotadas e tem atuado com a distribuição de água para as pessoas nos drive-thrus durante a campanha de vacinação contra a Covid-19 e com a instalação de 500 pias públicas na cidade.