Pelezão tem 140 vagas para Operação Baixas Temperaturas

0
1154

Foto: Divulgação

Divulgação
Prefeitura disponibiliza ônibus no centro da cidade para trazer pessoas ao clube

Com as baixas temperaturas registradas durante a semana a Prefeitura tem intensificado as ações para acolhimento da população em situação de rua. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) afirma que na madrugada de quinta-feira (1), 171 pessoas foram acolhidas e houve 83 recusas na cidade. Também foram distribuídos 200 cobertores. Desde o dia 30 de abril foram contabilizados 10.915 acolhimentos, 862 recusas e 9.737 cobertores distribuídos. O Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas 2021 se estenderá até 30 de setembro e a ação da secretaria é reforçada sempre que a temperatura atinge um patamar igual ou inferior a 13ºC ou sensação térmica equivalente.

Foi determinado que os clubes esportivos da cidade iriam reforçar o acolhimento com a criação de 340 vagas, sendo 200 no Clube Esportivo Tietê e 140 no Clube Pelezão, no Alto da Lapa.

A SMADS e a SPTrans disponibilizam ônibus no centro da cidade para transportar as pessoas até os clubes. O transporte que leva as pessoas ao Pelezão sai da Praça da Sé, às 16h e às 19h.

O Movimento Estadual dos Moradores em Situação de Rua afirma que sete pessoas morreram na cidade entre terça e quarta-feira (30), duas delas na Barra Funda, possivelmente de hipotermia.

Em abril deste ano, o Pelezão disponibilizou 106 vagas para acolher pessoas em situação de rua com suspeita de contaminação por Covid-19, mas atualmente os casos suspeitos ou com diagnóstico confirmado são encaminhados para o Centro de Acolhida Especial na Vila Clementino, na Zona Sul.

A população também pode ajudar com o acolhimento solicitando uma abordagem social pela Central 156. O acionamento da abordagem pode ser anônimo, mas é importante informar o endereço em que a pessoa em situação de rua está, com número aproximado, e citar características físicas e detalhes das vestimentas de quem deve ser abordado para auxiliar as equipes.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA