Capela do cemitério é reformada e ganha sala para GCM

0
491

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Vereador Isac Félix fala da importância de cuidar da estrutura do serviço funerário

A capela do Cemitério da Lapa foi contemplada com uma reforma incluindo nova iluminação com fiação subterrânea e a criação de uma sala que servirá de base para os agentes da GCM que fazem rondas no local. O recurso de cerca de R$ 320 mil para a obra foi disponibilizado pelo vereador Isac Félix, através da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal, e o Consabs Lapa (Conselho das Associações Amigos de Bairro da Região Lapa) conseguiu arrecadar materiais que foram utilizados na reforma, realizada pela Prefeitura.

Na terça-feira (31) aconteceu uma cerimônia de reinauguração da capela com a presença do vereador Isac Félix, do presidente do Consabs Zenon Alves, do superintendente do Serviço Funerário Fernando Medeiros, do Padre José de Assis Batista da Paróquia Santo Estevão Rei, da Vila Anastácio, representando o arcebispo Dom José Benedito Cardoso, do administrador do Cemitério da Lapa Ademilson Sales, da arquiteta Camila Nery da Divisão Técnica de Aprovação e Fiscalização do Serviço Funerário e do comandante regional da Lapa da GCM Aldo Fernandes Emegildio.

O Padre Assis falou da importância do novo espaço. “Em nossa região temos cinco igrejas que participam desse cemitério, nas celebrações, na Missa de Finados, e a Vila Leopoldina está muito feliz com o trabalho colocado em prática. A capela nem existia, era um depósito, e o Sales trouxe vida à ela”, disse.

O vereador Isac Félix falou que apesar do processo de concessão previsto para os cemitérios, é necessário cuidar das áreas públicas. “O servidor do serviço funerário precisa ter banheiro, e precisa de estrutura para a GCM também. Os cemitérios em São Paulo precisam ser modelo. Faço parte da Comissão de Finanças e fiz questão de aumentar o orçamento no ano passado, para ser executado esse ano, colocando recursos para o serviço funerário, para que as pessoas trabalhem e prestem um serviço de qualidade. Seria bom se todos os lugares tivessem uma comunidade unida e ativa para cobrar, como vemos aqui”, afirmou.

No dia 5 de maio seria realizada a abertura de envelopes das empresas interessadas na concessão dos 22 cemitérios e crematórios municipais, porém, pela quinta vez, o processo foi suspenso após o Tribunal de Contas do Município encontrar problemas no edital. O TCM pede que a Prefeitura faça um inventário de tudo que há nos cemitérios antes que a iniciativa privada assuma a operação. A concessão terá duração de 25 anos e a Prefeitura estima arrecadar R$ 6 bilhões nesse período. Ainda não foi definida uma nova data para a abertura dos envelopes.

Muitas placas de túmulos do Cemitério da Lapa que foram furtadas e recuperadas pela GCM continuam na administração do cemitério aguardando a identificação por parte dos familiares para serem recolocadas nos túmulos.

 

Bárbara Dantine
Placas de túmulos que foram furtadas e recuperadas pela GCM

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA