Sesc Pompeia recebe exposição sensorial de miniaturas

0
1032

Foto: Divulgação

Divulgação
Com portas, janelas e mobiliário, cada casa da exposição conta uma história

Através de uma combinação de vários campos artísticos, incluindo as artes têxteis, o teatro e os autômatos, a exposição “Cidadela Corpo” voltada ao público infantil fica em cartaz até 18 de dezembro com miniaturas de casas que contam histórias.

O projeto, concebido, criado e coordenado pela artista, cenógrafa e figurinista Maria Helou Zuquim, é formado por 15 miniaturas dispostas em uma pequena fortificação, onde os detalhes de cada objeto atraem a atenção dos visitantes às noções de pluralidade, alteridade, inclusão e cultura de sustentabilidade. Todo o percurso da mostra será guiado pelo som da água, do vento, do pisar na terra e do crepitar do fogo. “O momento em que estamos vivendo evidencia a necessidade de estimular na infância o senso crítico fundamentado nestes conceitos e de fortalecer o potencial transformador da arte e da educação para romper padrões arraigados em nossa sociedade”, comenta a idealizadora.

Com portas, janelas e mobiliário, cada casa conta uma história. “Imagina-se que ao entrar em contato com cada detalhe da exposição, toda pensada na escala infantil, as crianças se sintam à vontade para expressar seus próprios olhares sobre seus corpos, desejos e sobre a cidade. E, para isso, o espaço irá proporcionar ainda um momento em que elas possam desenhar e compartilhar esses seus olhares”, afirma Maria Helou Zuquim. Serão realizadas oficinas, sendo “Mini-Mundos: construção de espaços”, com a própria Maria Helou Zuquim, no dia 23, das 15h às 17h, “Poemas Mecânico-Visuais” com Eduardo Salzane e “Vídeo Memória” com Paulo Pereira, no dia 30, das 15h às 17h. As atividades são gratuitas e é necessário retirar uma senha com 30 minutos de antecedência. A visitação acontece de terça a domingo, das 10h às 17h, no Espaço Brincar, na área de convivência. O Sesc Pompeia fica na Rua Clélia, 93.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA