ENTREVISTA – Marcus Valério, subprefeito da Lapa
Nesta segunda parte da entrevista com o subprefeito da Lapa, Coronel Marcus Vinícius Valério, destacamos os temas que mais incomodam os moradores da região, entre eles Zeladoria Urbana – que inclui limpeza de ruas, bocas de lobo e sarjetas, além de podas de árvores e corte de grama – e a questão do barulho, que tem aumentado por conta crescimento da região e do maior número de estabelecimentos comerciais, como bares e buffets, funcionando nos bairros.
Zeladoria
“Os pedidos de zeladoria, como remoção de lixo e entulho, limpeza de ruas e calçadas, além de corte de grama e poda de árvores são uma grande parte das solicitações recebidas por meio do atendimento 156. É importante o munícipe entender que a realização desses serviços segue a ordem de chegada dessas solicitações – os pedidos que estão na frente da fila são atendidos primeiro. E é dessa forma que montamos nosso cronograma de serviços. Mas, de acordo com a conduta de trabalho adotada pelas subprefeituras, antes da efetiva realização dos serviços, uma equipe de vistoria vai até o local verificar a situação descrita no pedido. No caso de corte de grama, por exemplo, pode acontecer do munícipe reclamar que o mato está alto, só que, para os padrões adotados por nós, ainda não seria o momento de realizar o corte. Aí, então, o serviço não é realizado naquele momento, mas entra em uma programação. Entendemos a visão do munícipe, mas o poder público trabalha seguindo alguns parâmetros que, às vezes, divergem do entendimento dos moradores.”
Psiu vs. Boom imobiliário
“O barulho urbano é uma preocupação cada vez maior na medida em que a região se desenvolve e o boom imobiliário acontece, atraindo um número maior de estabelecimentos comerciais como bares e restaurantes. Então, conforme há desenvolvimento, problemas podem aparecer. Em relação à poluição sonora, há duas coisas que precisamos pontuar: primeiro, para identificar o barulho, não basta apenas ir alguém até o local e perceber que o som está alto, é preciso pessoal capacitado e a realização de uma medição por meio de um aparelho específico, o decibelímetro. Segundo: o cidadão que se sentir incomodado por barulho pode solicitar essa verificação também por meio do serviço 156, mas é preciso ressaltar que o Psiu não é um atendimento vinculado diretamente a cada subprefeitura, quem coordena é a Secretaria das Subprefeituras. Aqui na Sub Lapa, nós temos uma interlocução muito boa com as equipes do Psiu e, com isso, realizamos diversas operações conjuntas, nas quais o Psiu faz a medição do barulho e a gente entra com a fiscalização do alvará de funcionamento, uso de mesa e cadeira na calçada e outros. Dessa forma, a subprefeitura pode atuar para melhorar os problemas de poluição sonora na região principalmente da Vila Romana e Lapa.”
Canal 156
“Nós, enquanto poder municipal, precisamos fortalecer a ideia do serviço 156 cada vez mais, já que esse serviço é a porta de entrada para fazer solicitações e acionar os serviços da prefeitura. Eu costumo dizer que o 156 é um canal democrático e universal, porque, a partir do seu celular, qualquer munícipe – independente da sua classe social ou do bairro onde mora – consegue ter o mesmo acesso à prefeitura, por meio digital e sem sair de casa. Então, é preciso fortalecer esse canal – que, vale ressaltar, é da prefeitura e não das subprefeituras – cada vez mais. Por isso, existem equipes dentro do departamento de tecnologia da prefeitura que mantém a constante atualização desse sistema. Partindo daí, eu tenho certeza de que hoje o 156 é melhor do que era há seis meses atrás, por exemplo. E a ideia é que ele seja cada vez melhor, para aumentar a qualidade da prestação de serviço por parte do poder público municipal “.