A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já iniciou a campanha de vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe. As 1.489.000 doses destinadas pelo Ministério da Saúde (MS) ao município serão aplicadas inicialmente nos grupos prioritários, que incluem idosos, crianças, gestantes, puérperas e imunossuprimidos.
A partir do dia 17/4 serão incluídos no esquema vacinal profissionais de saúde, profissionais da educação, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, profissionais de transporte coletivo rodoviários de passageiros urbano e de longo curso, profissionais portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, profissionais do sistema prisional e população privada de liberdade, incluindo adolescentes em medidas socioeducativas.
“Com as pessoas vacinadas conseguimos reduzir a circulação do vírus no município de São Paulo, e assim, garantir a proteção à população, diminuindo as internações e a mortalidade em razão das complicações que podem ser provocadas pela gripe”, destacou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
O imunizante estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h, e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, que atendem das 7h às 19h, inclusive aos sábados e feriados.
Saiba mais sobre a vacinação contra o vírus influenza em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/index.php?p=345109
Covid – As UBSs da região continuam com a campanha de imunização contra covid 19. Podem receber a dose da vacina bivalente da Pfizer, que protege contra novas cepas do coronavírus, os seguintes grupos eletivos: pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, pessoas de 12 anos com imunossupressão, residentes em instituições de longa permanência, pessoas com comorbidades com idade a partir de 12 anos e pessoas com deficiência física permanente .
Estão recebendo a dose bivalente do imunizante as pessoas desses grupos prioritários que completaram o esquema básico ou que já receberam uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da mais recente dose recebida.