Prefeitura confirma novo programa para população de rua na região

0
423

Foto: Divulgação

Divulgação
Equipe multidisciplinar atende população mais vulnerável

Implementado na região central da cidade, o mais recente programa municipal para atendimento da população em situação de rua chegará também na região da Subprefeitura Lapa. Trata-se do Ampara – SP, que traz um conceito complementar à abordagem já existente a esse público, que segundo estimativa recente soma mais de 50 mil pessoas em todo o município.

O programa, segundo a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), dispõe de uma equipe de profissionais capaz de proporcionar atendimentos interdisciplinares voltados ao desenvolvimento integral e conta com agentes sociais, arte educadores, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e sociólogos. Essa abordagem interdisciplinar tem como objetivo promover o resgate do pertencimento por meio do processo de fortalecimento do vínculo socio-afetivo e da confiança.

Quando desejarem, os moradores de rua abordados serão encaminhados para vagas contratadas pela prefeitura em hotéis localizados no centro da cidade, que estarão preparados para receber, em equipamentos separados, pessoas sozinhas, com deficiência, famílias, idosos e população LGBTQIA+. Nesses serviços, as pessoas receberão, além da hospedagem, café da manhã, almoço, lanche e jantar. As vagas serão fixas e não apenas para pernoite. O projeto Ampara – SP também desenvolverá ações de sensibilização por meio do estímulo da arte e da cultura como ferramentas de comunicação e desenvolvimento social.

Para o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr., a diversidade de atuação do Ampara – SP e o método inovador são características do modelo de política social que tem sido implementado na cidade no governo do prefeito Ricardo Nunes. “Nesta gestão, estamos empenhando esforços para não só inovar nas propostas, mas trazer meios de melhorar e aperfeiçoar o atendimento na rede socioassistencial. O “Ampara SP” vem ao encontro desses objetivos ao colocar nas ruas equipes tecnicamente multifacetadas, com agentes sociais especializados nas áreas de Assistência Social, Pedagogia, Sociologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, entre outros, e vagas em hotéis, que têm maior adesão por parte das pessoas que se encontram em situação de rua, prontas para atender os encaminhamentos realizados por essas equipes”, explica Bezerra.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA