Lucy De Miguel é presidente do Instituto Noa e idealizadora do programa Escolas do Bem
Nesta semana, duas escolas da nossa região iniciaram um movimento para dar uma nova cara aos bairros da Vila Leopoldina, Vila Romana e Pompéia. O Projeto se chama “Calçadas Brincantes: 1000 formas de Brincar” e envolve outras escolas da capital, de Minas Gerais e da Bahia.
A meta conjunta é transformar o entorno escolar, levando aprendizagem para além dos muros da escola, com a pintura de 1000 calçadas brincantes pelo Brasil. Só em nossa região, o objetivo é pintar 150 brincadeiras nas calçadas desses três bairros.
O projeto visa contribuir para que os alunos percebam o ambiente em que vivem também como um espaço de convivência. Para formar cidadãos que cuidem da cidade, primeiro eles precisam se sentir parte dela. Brincar na cidade cria esse vínculo.
Para isso, precisamos da ajuda de toda a comunidade, das famílias, dos amigos, das empresas locais, dos condomínios, do poder público e até da imprensa.
Colaboração é a palavra mais importante para deixarmos o bairro mais divertido, mais lúdico e mais seguro – por incrível que pareça. Se queremos uma cidade boa pra todos, precisamos devolver as ruas para as nossas crianças, precisamos desemparedar as infâncias.