Continuam abertas inscrições para eleição do CADES Lapa

0
525

Foto: Divulgação

Divulgação
CADES Lapa foi decisivo na luta pelo pátio de compostagem

O Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz da Subprefeitura Lapa (CADES) será renovado em 2024. Até 2 de janeiro é possível se candidatar a uma vaga de conselheiro. Para se candidatar, é necessário ter mais de 18 anos e residir ou trabalhar na região da Sub Lapa. A eleição será online das 10h00 do dia 19/02/2024 até as 17h00 de 25/02/2024

O CADES é uma das formas de participação social nos temas relacionados a meio ambiente e desenvolvimento sustentável na cidade. O objetivo é engajar a população na formulação de propostas e articular projetos junto com as subprefeituras. Trata-se de um órgão consultivo em questões referentes à preservação, conservação, defesa, recuperação e melhoria do meio ambiente natural, construído e do trabalho, em todo o território do município de São Paulo.

A atual gestão do CADESs Lapa tem mostrado grande empenho e dedicação em questões de impacto ambiental nas regiões cortadas por córregos, como a Praça São Crispim, na Vila Ipojuca, onde a prefeitura planeja a construção de um piscinão. Em várias reuniões com técnicos da Prefeitura, os conselheiros do CADES defenderam projetos de drenagem alternativos com menos impacto ao meio ambiente. São as chamadas Soluções Baseadas na Natureza (SbN), termo criado pela União Europeia que contempla soluções de engenharia que mimetizam os processos naturais. Os Conselheiros do CADES defendem como alternativa a construção, por exemplo, de um parque linear para mitigar o problema das inundações.

Outra grande bandeira do CADES Lapa tem sido a defesa do pátio de compostagem de resíduos de feiras livres e podas de árvore. O equipamento, localizado na Lapa de Baixo, correu sérios riscos de ser transferido para Pinheiros, por conta da construção de moradia social no terreno que vem sendo utilizado atualmente. O CADES Lapa, junto com movimentos ambientais, lutou pela permanência do pátio na região da Subprefeitura Lapa, o que de fato irá se concretizar, uma vez que o equipamento será transferido para terreno na Vila Jaguara.  

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA