Moradores da Vila Leopoldina estão surpresos com as faixas de aviso da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informando que as ruas Brentano, Carlos Weber, Schilling e Paulo Franco passarão a integrar o sistema Zona Azul Digital. A comunicação apareceu no período de Carnaval e repercutiu negativamente nas redes sociais do bairro.
Em nota enviada ao JG, a CET esclarece que a partir de “de pedidos de munícipes, foi realizada uma análise onde se verificou a existência de atividades comerciais e de serviços na região, sendo constatada uma oferta de vagas em via pública inferior à procura local, razão pela qual foi implantada a regulamentação de Zona Azul”.
A nota pontua que o objetivo do estacionamento rotativo é “promover um maior aproveitamento do uso das vagas junto ao meio fio através da rotatividade, organizando a ocupação das vagas em via pública”.
Por fim a CET explica que para identificar a necessidade de estacionamento rotativo pago do tipo Zona Azul são avaliados os seguintes aspectos: nível de concentração de atividades, serviços e outros (levantamento do uso de solo); as origens dos problemas de trânsito (se eles ocorrem devido à disputa de vagas ou acesso a elas); o motivo do estacionamento nas vias da região (polos de atração); identificação das características e horários de funcionamento dos estabelecimentos; além da metragem linear de meio-fio disponível para disposição de vagas de estacionamento.
Os novos locais onde estacionar será permitido com a utilização do Cartão Zona Azul Digital são:
Carlos Weber, entre as ruas Mergenthaler e Brentano, nos horários de 2ª a 6ª das 07 às 19h e aos sábados das 7 às 13h;
Rua Paulo Franco, entre as ruas Schilling e Brentano, nos horários de 2ª a 6ª das 07 às 19h e aos sábados das 7 às 13h;
Rua Brentano, entre a Av. Imperatriz Leopoldina e Rua Nanuque, nos horários de 2ª a 6ª das 07 às 19h e aos sábados das 7 às 13h;
Rua Schilling, entre as ruas Paulo Franco e Nanuque, nos horários de 2ª a 6ª das 09 às 17h e aos sábados das 7 às 13h.
Como pagar a Zona Azul Digital:
– Acesse a loja de aplicativos no seu celular, procure por “Estapar Nova Zona Azul digital-SP” e faça o download;
– Preencha o cadastro;
– Selecione e confirme o setor desejado;
– Cadastre um veículo e um cartão de crédito;
– Selecione a quantidade de CADs de acordo com a regra do setor e confirme;
– Na maioria das vagas, é possível usar 1 CAD para 1 hora e 2 CADs para 2 horas
– O controle é feito pelos agentes de fiscalização apenas digitando o número da placa do veículo.