A temporada 2024 do Festival de Sopas Ceagesp estreou na quarta-feira, 29, e quem não abre mão de saborear esse prato típico de inverno seja qual for o clima vai poder aproveitar o evento até o início de setembro.
O festival, na sua 16ª Edição, atrai milhares de pessoas todos os anos para tomar a famosa Sopa de Cebola, nas versões gratinada e sem gratinar, que faz sucesso há mais de cinco décadas na Ceagesp.
Como em todos os anos, o Festival de Sopas Ceagesp oferece semanalmente sete tipos de caldos e cremes. Na primeira semana (de 29 de maio a 2 de junho), o cardápio do evento traz Sopa de Rabada, Capeletti in Brodo, Caldinho de Sururu, Creme de Couve-flor com Roquefort, Sopa Minestrone Vegetariana com Shitaki, além da Sopa de Cebola, nas versões gratinada e sem gratinar.
O cardápio do Festival de Sopas Ceagesp muda semanalmente, incluindo sempre novos sabores de cremes e caldos. Mas, as duas versões da Sopa de Cebola permanecem fixas no buffet em todas as semanas ao longo do evento.
Este ano, o valor que dá direito a tomar todas as sopas quantas vezes quiser é de R$ 59,90 por pessoa (não há cobrança de taxa de serviço). Nesse valor fixo por pessoa estão incluídos ainda acompanhamentos como queijo ralado, ricota temperada, calabresa assada, croutons, pães, entre outros itens.
Vinhos, de várias nacionalidades, refrigerantes, sucos e sobremesas, além dos itens da mesa de antepastos são cobrados à parte. Crianças de até cinco anos não pagam. De seis a dez anos, pagam metade do valor. Bariátricos pagam R$ 47,92 (desconto de 20%).
O evento funciona de quarta a domingo no Espaço Gastronômico Ceagesp. O horário é das 18h às 23h30. A entrada é pelo Portão 4 da Ceagesp, que fica na Av. Dr. Gastão Vidigal, altura do nº 1.946, na Vila Leopoldina. O estacionamento fica no mesmo local.
O Festival de Sopas Ceagesp foi criado em 2009 durante as comemorações dos 40 anos da Ceagesp. O sucesso e a aprovação foram tão grandes que o evento se tornou anual e um dos festivais mais aguardados pelo público nos meses mais frios.
Por trás desse sucesso todo está o resgate da receita da famosa Sopa de Cebola. O prato era servido no antigo Ceasa, atual Ceagesp, do final da década de 1960 até meados dos anos 1980. Naquela época, essa sopa fazia parte do cardápio do antigo restaurante Ceasa, e era consumida por funcionários e comerciantes que trabalhavam no entreposto e por compradores que vinham de todas as partes do Brasil. De tão saborosa e revigorante, a Sopa de Cebola ganhou fama na cidade, muito carente, à época, de locais que servissem comida na madrugada.
Desde o fechamento do antigo restaurante, o sabor daquele prato, que aquecia as madrugadas frias da então São Paulo “terra da garoa”, permaneceu na memória dos paulistanos. Por isso, todos os anos, o Festival de Sopas Ceagesp traz de volta essa tradição, juntamente com dezenas de outros sabores que também conquistam, a cada ano, o prestígio de milhares de pessoas que frequentam o evento.