Após uma ação da Polícia Civil, feita a pedido do deputado estadual Rafael Saraiva (UNIÃO) e do Instituto Eu Luto pelos Animais, no domingo, 21, a feira clandestina de animais na Praça Doutor Agostinho Bettarelo foi desmontada. Segundo a polícia, 14 pessoas foram detidas por suspeitas de maus tratos aos animais e mais de 60 filhotes com menos de 120 dias de vida foram apreendidos.
“Precisamos fazer valer a lei estadual que proíbe esse tipo de comércio a céu aberto. Temos que separar quem faz o certo de quem faz errado, e fiscalizar sempre, parando de enxugar gelo”, ressalta o deputado, que no momento da blitz sofreu agressões por parte dos feirantes.
Como consequência dessa ação, a praça foi interditada pela Subprefeitura Lapa com blocos de concreto e, na sequência, a Prefeitura instalou um miniplayground na tentativa de coibir a ocupação irregular do espaço pelos comerciantes de animais. “Os feirantes falaram que iriam voltar na próxima semana, mas agora vão encontrar o local fechado. Vamos ocupar a praça de acordo com os interesses da população”, dia Saraiva.