Quando falamos em equipamentos de saúde, nossa região vem ganhando importantes incrementos, como é o caso da reforma para a reabertura do Hospital Municipal Sorocabana, construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Lapa e a nova sede da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Ipojuca. Em recente visita à região, por ocasião do aniversário do Mercado da Lapa, o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco, fez questão de salientar que a Prefeitura “está realizando uma verdadeira revolução na área da saúde na região”.
Se isto é fato, é preciso destacar que tal “revolução” só foi possível devido à luta e esforços contínuos da comunidade lapeana, apoiados de forma incondicional por este jornal.
Foi ao longo da gestão do prefeito Gilberto Kassab (2006-2012) que esse ativismo em prol da saúde pública na Lapa mostrou ter grande força. Nessa época, a partir de uma série de reportagens publicadas pelo Jornal da Gente denunciando a situação precária do Sorocabana, a comunidade reagiu de forma organizada, alertando e pressionando estado e município para que não deixassem o único hospital SUS da região morrer. Como se sabe, mesmo com tamanho empenho, o Sorocabana fechou suas portas em 2010. Mas a comunidade não esmoreceu. E sempre apoiada pelo JG, jamais desistiu do hospital, que agora passará por uma grande reforma e modernização, ganhando 256 leitos e um setor neonatal com capacidade de realizar 300 partos por mês..
Essa mesma parceria comunidade-imprensa em defesa da saúde pôde ser vista durante todos os anos em que a Associação Amigos da Vila Ipojuca (ASSAVI) esteve à frente do movimento pela construção de uma nova sede para a UBS Wanda Coelho de Moraes. Hoje, associação e moradores comemoram o andamento das obras do novo prédio na Rua Sepetiba, que terá melhor acessibilidade e equipamentos de ponta. Ao lado da comunidade, o JG foi o responsável por aproximar a então vereadora e hoje senadora Mara Gabrilli da ASSAVI. Com o envolvimento direto de Mara junto ao prefeito Kassab, a Secretaria de Esportes aceitou transferir o terreno da Sepetiba para a Saúde, permitindo, anos depois, que o projeto fosse executado.
Esses exemplos deixam clara a importância da união entre uma comunidade aguerrida e uma imprensa vigilante. Só assim caminharemos para assegurar a melhoria da qualidade de vida nos nossos bairros. E isso não envolve apenas ter uma saúde pública eficiente, mas também bons equipamentos de educação, áreas de lazer bem cuidadas, segurança e ruas e calçadas em bom estado.