Eduardo Fiora, jornalista e membro do Fórum Social Leopoldina
Logo cedo, na quinta-feira, amanheci com o coração apertado e lágrimas no rosto. Uma mensagem no celular avisava: perdemos Adaucto Durigan.
Ainda lamentando a passagem de um grande amigo pessoal e um homem de inestimável valor, revi a mensagem que recebi e transformei uma assertiva em negação: não perdemos Adaucto Durigan, pois ele, sempre hiper resiliente, insiste em ficar com a gente.
Essa permanência se dá na forma de legados, em particular o exemplo da resiliência na luta por inclusão e justiça social, sobretudo na Leopoldina. Nesse sentido, o Fórum Social Leopoldina, por ele idealizado, é sem dúvida a maior herança tangível.
Nas lutas cidadãs que abraçava, Adaucto, da velha-guarda do PT lapeano, não abria mão dos seus princípios morais e ideológicos. Mas como poucos, sabia conciliar tais posicionamentos com o necessário pragmatismo, de forma a pautar os debates com o contraditório sempre a partir do diálogo, na busca por fazer prevalecer o bem comum. E esse é o legado intangível que ele nos deixa. Por isso e muito mais, só me resta dizer: obrigado, Adaucto!